Acabou a desculpa para não praticar esportes!

Foto: Catarina Ferreira

De 10 a 21 de julho o Centro de Práticas Esportivas da USP oferece quatro modalidades de cursos para o período de férias, com aulas abertas a alunos, funcionários e comunidade externa à USP. Confira no box ao lado as informações sobre os cursos.

Para continuar praticando

Além dos cursos de férias, inscrições para participar dos programas Adulto, Juvenil e Terceira Idade estão abertas até 5 de julho. O cadastro para participar das aulas é feito pelo site e a documentação necessária é a mesma dos cursos de férias. As aulas do Programa Diferenciado são voltadas a pessoas com lesões posturais, alterações ortopédicas ou gestantes da comunidade USP. Suas inscrições são feitas presencialmente. A taxa para participar dos programas adulto e terceira idade é de R$32 para alunos e funcionários. Idosos da comunidade externa pagam R$128. Os demais cursos para comunidade externa tem taxa a partir R$181.

Alta procura

Durante o primeiro semestre de 2017, 3.502 alunos se matricularam em cursos oferecidos pelo Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp). De acordo com Erica Takigahira, supervisora de Atividades Físicas Orientadas do Cepe, os cursos mais procurados são hidroginástica, deep running, remo, tênis, treinamento funcional e yoga.

A terceira idade representa 9,3% do total de matrículas, em comparação aos 0,7% de alunos com idade entre 13 e 17 anos. A maioria ainda é do programa adulto, para praticantes entre 18 e 60 anos, que configuram 85,6% das matrículas. O Programa Diferenciado, voltado para pessoas com lesões posturais, alterações ortopédicas ou gestantes, representam 4,5% do total e abrangem a comunidade interna e externa à USP.

De acordo com Maria de Lourdes, professora do Cepeusp há 34 anos, a procura por cursos cresce durante o verão, tanto no período letivo quanto durante as férias; ela explica que nesse período as aulas ficam praticamente lotadas. Lourdes ministra aulas de Educação Física por temporadas e afirma que o número de praticantes vindos de fora é muito parecido com a quantidade de alunos da Universidade que já frequentam os cursos. Segundo ela, também tem aumentado o número de alunos da terceira idade.

Tânia Bitancourt mora nos arredores da Universidade e frequenta o Cepeusp regularmente; ela conheceu os cursos por meio da filha e atualmente participa da aula de Hidroginástica. “Em épocas de frio as atividades são feitas fora da piscina para que o curso não fique parado”, conta. A aluna Carla Fontana faz parte do Programa Envelhecimento Ativo, projeto coordenado pelo Hospital Universitário que oferece acompanhamento médico para servidores a fim de melhorar a qualidade de vida. Fontana é funcionária da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e faz aula de Treinamento Funcional, duas vezes na semana.

Confira os cursos de férias do Cepeusp

De 10 a 21 de julho o Centro de Práticas Esportivas da USP oferece quatro modalidades de cursos para o período de férias, com aulas abertas a alunos, funcionários e comunidade externa à USP. As inscrições são feitas pelo site www.cepe.usp.br.

Alongamento

• A partir dos 60 anos. Segunda e quarta-feira, das 8h às 9h. Professor Haroldo.

Karatê

• A partir dos 18 anos.
  • Terça e quinta-feira, das 12h às 13h e das 18h às 18h. Professor Haroldo.

Musculação

• A partir dos 18 anos.
  • Segunda, quarta e sexta-feira, das 11h às 13h. Professor Haroldo.
  • Terça e quinta-feira, das 16h às 19h. Professor Celso.
  • Terça e quinta-feira, das 19h às 29h. Professor Sinhorini.

Remo

• Segunda a sexta-feira, das 11h às 12h. Professor Luzimar