Bandejões aceitam cartão USP eletrônico

Lançado em outubro, e-card deve, aos poucos, assumir funções da carteirinha física

Arte: Claire Castelano

Por João Victor Escovar

A partir da última segunda-feira, 23, os restaurantes universitários de todos os campi da USP passam a aceitar o cartão USP eletrônico como forma de acesso e pagamento. A função inicial do chamado e-card, que é facilitar e agilizar a entrada nos bandejões, já vinha sendo testada desde o dia 9 de outubro, no Restaurante Central do campus Butantã e no campus de Piracicaba.

Lançada pela Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) da Universidade, a Carteirinha Digital da USP é gerada pelo acesso ao aplicativo “E-card USP”, disponível para download e uso nos sistemas Android e iOS. Para acessar a carteirinha eletronicamente, é preciso inserir o número USP e a senha única que normalmente é a mesma utilizada nos sistemas da universidade, como o Júpiter e o e-mail.

Depois de reconhecido o usuário, o aplicativo gera uma imagem similar à carteirinha física, como foto, nome, número USP, unidade e vínculo (graduação, funcionário, etc). Além disso, gera um código de barras e um QR Code (código de resposta rápida), espécie de chave de segurança que se atualiza temporariamente. São esses códigos que permitem a identificação do usuário e, por hora, podem ser usados no acesso aos restaurantes.

“A STI tem procurado inovar, subordinando seu trabalho às finalidades da universidade e provendo, com qualidade e eficiência, serviços computacionais para o apoio às atividades acadêmicas e administrativas”, destacou, em entrevista ao Jornal da USP, o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

A carteirinha é destinada tanto a alunos graduação, pós-graduação e pós-doutorado como a professores e funcionários. Os ingressantes de 2018, por sua vez, terão acesso ao e-card logo que seu número de inscrição for gerado, sem a necessidade de esperar a confecção dos cartões.

O uso do e-card, assim como o do cartão magnético, é individual e está sujeito à conferência de foto. A carteirinha física continua com as mesmas finalidades, sendo o desenvolvimento do documento digital apenas uma alternativa a ela.

Extensão das funcionalidades

Segundo a STI, o aplicativo deve incorporar algumas das funções já realizadas pelo cartão magnético. A próxima delas, ainda sem data prevista, é o acesso às dependências da USP que possuem catracas, como algumas bibliotecas e institutos. Por outro lado, a apresentação do e-card não é garantia para aquisição de meia-entrada em eventos culturais ou esportivos. Dependendo da postura de cada empresa, pode ser exigido outro documento comprovatório, ou ainda o próprio cartão físico.

Um exemplo interessante de aplicação das carteirinhas eletrônicas universitárias foi o do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Por lá, o aplicativo desenvolvido conta não só com a carteirinha, mas também com um serviço de mensagens de texto entre cada cartão, controle de notas e faltas de cada estudante, notícias relacionadas ao ambiente universitário e calendário escolar.

Além disso, a UniBH desenvolve parcerias com empresas para ceder convênios e benefícios à sua comunidade, num modelo parecido com os “Clubes de Vantagens”. Nele, através da carteirinha eletrônica, os alunos e professores podem desfrutar de descontos em redes de restaurantes, academias, salões de beleza, bares e casas noturnas.