Projeto Remama ganha novo barco

Por Ian Alves

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez uma visita ao Cepeusp no dia 3 de outubro. O motivo foi a inauguração de um barco-dragão financiado pelo governo do estado para o projeto Remama.

Primeira ação da campanha do estado em prol do Outubro Rosa, o barco inteiramente rosa foi feito na China e trazido para as participantes. Os barcos-dragões são um elemento histórico da cultura chinesa, mas também são comumente utilizados em competições esportivas por todo mundo. Nos últimos tempos, tem crescido no Brasil o aproveitamento do remo como modalidade de terapia para o câncer – o Projeto Canomama, de Brasília, é um desses exemplos, sendo o primeiro time de mulheres mastectomizadas remadoras do Brasil.

O novo barco, que foi financiado pela Associação para Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (AEDREHC), vai permitir o crescimento de vagas no projeto. Além disso, ele também proporciona a participação da equipe Remama Dragão Rosa em competições de remo nacionais.

Gilmere Valões, uma das participantes do projeto, comenta a chegada do barco com entusiasmo: “Foi lindo, foi lindo demais. Muito bom. Foi aqui na raia, passou na televisão e tudo”. As disputadas no barco podem ser feitas por 10 ou 20 remadoras, além de uma condutora do timão e de uma outra pessoa que define o ritmo das remadas às atletas.

Para o vice-diretor do Cepeusp, José Carlos Farah, o crescimento constante do Remama precisa ser reconhecido como um trabalho bem sucedido do estado. “Quando eu digo ‘estado’, não é só o governador de São Paulo. É o Icesp, a EEFE, o Cepeusp, sou eu que ensino aqui”, fala o professor, que ressalta também a importância social do projeto: “Aqui dentro da USP, a gente tem muito pra oferecer pra sociedade. Isso aqui é um grande laboratório que deve ser explorado”.