Trabalho de alunos concorre ao Jabuti

Editora Com-Arte, do curso de editoração, tem dois livros indicados à renomada premiação

O professor Plínio Martins Flho mostra alguns dos livros produzidos pelos alunos da Com-Arte. Foto: Luís Henrique

Por Luís Henrique Franco

Dois livros produzidos pela Editora Com-Arte, sediada no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, estão entre os indicados à 59ª edição do Prêmio Jabuti. As obras O Mar e o Búzio, de Bruno Palma, e Diplô: Paris-Porto Alegre, de Juliana Sayuri, concorrem, respectivamente, nas categorias de Poesia e Comunicação.

A Com-Arte é uma editora laboratório onde todas as produções são feitas pelos alunos, com a supervisão dos professores. Existente desde 1973, o laboratório é ministrado durante três semestres, para garantir aos estudantes a experiência no processo e no mercado editorial. Para o aluno Kaio Cássio, que cuidou do projeto gráfico do livro Diplô, o contato com a editora é importante porque “coloca na prática tudo que a gente aprende. É um espaço privilegiado para os alunos experimentarem coisas novas e ver textos que lá fora nunca seriam publicados”, afirma.

Uma das responsáveis pela divulgação dos livros produzidos, Vittoria Bueno Prado, de 21 anos, relata a importância de sua experiência com a Com-Arte para a sua vida profissional e estudantil. “Tenho o desejo de abrir minha própria editora, como vários alunos e ex-alunos já fizeram e, durante as aulas, tive muito espaço para testar diferentes ferramentas e fluxogramas que fui criando com base no que aprendi”. Ela também afirma que essas indicações são um presente gigantesco junto à aprovação do trabalho de conclusão. “São garantia de começar a minha carreira com dois pés direitos, de tanta sorte!”, afirma a estudante do quarto ano.

O Jabuti é um dos maiores prêmios de literatura no Brasil e valoriza não apenas o autor, mas destaca a qualidade de todas as etapas de criação e produção de um livro. As inscrições podem ser feitas mediante o pagamento de uma taxa que varia de 285 a 430 reais para obras individuais. Do total de obras inscritas, 10 são indicadas ao prêmio. Dessas, três são escolhidas como finalistas, sendo que o primeiro colocado, além do troféu, recebe também uma bonificação em dinheiro.

“O fato de uma editora laboratório ter dois livros indicados, proporcionalmente aos cinco livros lançados no ano, então o aproveitamento está muito bom”, afirma o professor Plínio Martins Filho, que dá as aulas práticas do laboratório aos alunos da Editoração e que também possui um livro indicado ao prêmio, pela EDUSP. De acordo com ele, esse é um reconhecimento feito “por pessoas que conhecem do assunto”, aumentando muito o reconhecimento da editora e do curso.

Para o aluno Luís Hideki, responsável pela diagramação do livro de Bruno, as indicações trazem à editora e aos alunos uma apreciação muito grande. “Esses livros fazem parte da nossa formação, e a gente sente o reconhecimento, o orgulho, um pouco”. Ele também reconhece a importância dessas indicações para mostrar ao mundo a seriedade da editora comandada por professores e alunos e trazer o reconhecimento necessário a um projeto profissional. A mesma coisa é dita por Kaio, que afirma ter sentido gratidão pela recognição a todo o processo ao qual os alunos se dedicaram. “As indicações dão ao curso um potencial ainda maior fora da USP. A gente trabalha aqui dentro, mas a gente não tem dimensão de que isso pode alcançar alguma coisa lá fora. Um prêmio reconhecendo isso significa que o que a gente está fazendo aqui tem relevância”, completa.

A indicação dos três finalistas em cada categoria ocorrerá no dia 31 de outubro, e a cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer.

O Mar e o Búzio

Autor: Bruno Palma

Editora Com-Arte – 1ª edição

R$ 40,00 (Livraria Cultura)