Tradicional corrida chega à sua 54a edição

No sábado, Volta da USP reuniu, entre uspianos e público geral, cerca de 4 mil inscritos

Por Rafael Castino

Foto: Jorge Maruta

Na noite de 21 de outubro, a Cidade Universitária recebeu sua corrida mais famosa — a Volta da USP chegou à 54ª edição. Integrando alunos, professores, funcionários e um grande público externo, os atletas tomaram as ruas do campus Butantã em percursos de 5 e 10km.

A largada aconteceu por volta das 19h, na Avenida Professor Mello Moraes, ao lado do Velódromo. No trajeto mais curto, os corredores passaram em frente ao Instituto de Psicologia, alguns prédios da Escola Politécnica, à Faculdade de Economia e Administração, à praça dos Bancos, o Restaurante Central e ao CRUSP. Na prova dos 10km, o percurso se estendeu também por locais como a Rua do Matão, o Museu de Geociências, a Praça do Relógio Solar e proximidades do Portão 1. A linha de chegada para ambas distâncias foi a pista de atletismo do CEPEUSP.

A Volta da USP se tornou uma das competições mais populares da capital por oferecer um trajeto exclusivo mesmo em um local que recebe diversas provas durante todo ano. As inscrições em 2017 foram esgotadas, e diversos esportistas participaram como “pipocas” — atletas que fazem o percurso sem estarem inscritos, não recebendo o kit e a medalha ao final da prova. Desafios no trajeto — como a subida próxima do Instituto de Biologia — atraem muitos corredores, às vezes sem vínculo direto com a Universidade.

Apesar dos pontos positivos como a distribuição dos kits, a hidratação durante a prova e a organização pós-corrida, algo que intrigou alguns participantes, como o Professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Daniel Linux, foi a não separação das categorias na Volta.

Em anos anteriores, havia divisões entre professores, alunos, funcionários e comunidade externa, com cada grupo correndo separadamente. Nesta edição, o número de inscrição demarcava a categoria correspondente de cada participante, no entanto, a divisão durante a corrida foi apenas entre os ligados à USP e  o público geral.

Segundo Daniel, vencedor entre os docentes no ano anterior, “A divisão deixa a prova mais motivadora e justa para todos. Em outras Voltas da USP que já corri, como a de Ribeirão Preto, São Carlos e a do ano passado, as comunidades internas sempre são separadas em categorias, ou pelo menos, com estudantes fazendo uma largada distinta dos funcionários e professores.”

A experiência discente vem sob a voz de Marina Caporrino, estudante da Universidade que já havia comparecido em outra edição da Volta da USP, entretanto, este ano, resolveu participar pela primeira vez. Optando pelo percurso de 5km, a aluna conta que a largada aconteceu antes mesmo do anoitecer, e conforme a noite foi caindo, o clima foi ficando mais agradável para prática do esporte.

“É uma atmosfera muito gostosa, todo mundo estava feliz e empolgado. Dava para perceber também que muitos participantes eram da própria USP, e ver o espaço da Universidade sendo aproveitado por tanta gente é muito bom, é algo que às vezes, na correria do dia a dia e das aulas, nós não paramos para reparar.”, comenta a estudante.

Segundo Marina, algo negativo observado foi a menor quantidade de crianças participantes em relação ao ano passado. Em contraponto, destaca-se a grande presença de idosos concluindo os percursos.

Resultados

Dentre os mais de 4000 inscritos, o vencedor nos 5km masculino foi Caio Sampaio Neves, completando a prova em 16min51s. O melhor uspiano da categoria foi Marcelo Nakano Daniel, chegando apenas 4 segundos após o campeão. Entre as mulheres, Carina Amorim de Sá, primeira colocada, correu os 5 mil metros em 20min12s. 12 segundos depois chegou Daniela Lavignatti, campeã da USP.

Na prova dos 10km masculina, Michael Napomuceno foi o vencedor com o tempo de 33min07s. Na feminina, Janaina Cachetti levou a melhor correndo para 43min17s. Os melhores uspianos colocados nas categorias foram Bruno Uemura (38min04s) e Juliana Takeishi (44min48s). Mário Matos Graça foi o único cadeirante a completar os 10 km, com o tempo de 37min10s.

Todos os resultados e respectivos tempos podem ser encontrados no site da Iguana Sports, organizadora do evento.