Alunos de São Carlos vão além da eficiência energética

Eescuderia Mileage desenvolve carros de alto desempenho energético e incentiva a sustentabilidade

Por Daniel Miyazato

(Foto: Divulgação/EESC)

A Eescuderia Mileage, projeto extracurricular dos alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), ficou famosa com seu carro elétrico de alta eficiência, o Faísca. O veículo detém o recorde da Maratona Universitária de Eficiência Energética de 2013, percorrendo 533 km para cada KWh de energia elétrica consumida – um chuveiro elétrico consome cerca de 1,25 KWh em 15 minutos.

Desde então a equipe passou por algumas mudanças, como conta seu atual diretor, Hermano Esch, aluno do sexto período de engenharia mecânica. “Muito membros se formaram então houve a necessidade de uma renovação muito grande da equipe. Resolvemos mudar nosso conceito, não nos concentrarmos só no carro, na tecnologia de fato, mas também, na maneira como pensamos o consumo de energia. Idealizamos um grupo que tivesse como princípio a eficiência energética, a sustentabilidade e pró-atividade.” O estudante ainda acrescenta que os integrantes da Eescuderia buscam maior contato com a Universidade, tanto que muitos optam por fazerem iniciações científicas com base nos veículos que desenvolvem.

Foi com este espírito que a Eescuderia criou a Semana da Eficiência Energética, que teve sua segunda edição em outubro deste ano. O evento traz especialistas de diversas áreas do conhecimento para discutirem estratégias de preservação ambiental, alinhadas à sustentabilidade e consumo inteligente de energia. “O objetivo da equipe vai além de construir carros para competição”, explica o professor coordenador do projeto, Luiz Carlos Passarini. “Envolve a transmissão, a partilha do conhecimento adquirido com a sociedade, daí surge a Semana.”

A equipe participou na semana passada da Shell Eco-marathon Brasil, competição que desafia alunos de todo o país a construírem carros de alta eficiência. A Eescuderia levou ao Centro de Convenções Riocentro, na capital carioca, seu mais novo protótipo, o Venturo. Apesar de falhas técnicas que impediram que o veículo seguisse além da entrada da pista, a organização do evento elogiou bastante os aspectos inovadores desenvolvidos pelos alunos de São Carlos.

“A organização da Shell elogiou o carro. Gostaram do controlador de motor, todo desenvolvido pelos alunos. Em termo de ensino, estamos na direção certa”, reconhece o professor Passarini. Hermano lamenta a falha deste ano, mas não perdeu o otimismo com o novo modelo. “A gente acredita que o Venturo é bem mais inovador que o Faísca, a tendência é que ele consiga ser ainda melhor”, lembrando que o recorde de 2013 se manteve com folga na competição.

O desenvolvimento de protótipos é importante para a criação de novas soluções tecnológicas, explica estudante de engenharia. “Ao construir um protótipo de eficiência energética, é possível inovar tanto em materiais, quanto na parte eletro e eletrônica e isso um dia pode ser utilizado em veículos que venham a fazer parte do nosso cotidiano.” E Passarini completa, “esse conhecimento vai ser transferido depois quando estes alunos forem para indústria.”