Chapa Nossa Voz vence eleições do DCE

Com mais de 4 mil votos, grupo vencedor promete realizar mudanças na entidade

Por Ana Harada

Na sexta feira, 10, a chapa Nossa Voz foi eleita para Diretório Central dos Estudantes Alexandre Vannucchi Leme – o DCE Livre da USP – com 4342 votos. Composta por alunos de diversos cursos e campi da USP, a chapa aposta no diálogo com os estudantes e mobilização constante para construção de um ambiente universitário mais democrático.

(Foto: Rodrigo Arruda)

Em nota enviada ao Jornal do Campus, a Nossa Voz explicou que pretende agir de maneira mais efetiva do que as gestões anteriores, porém sem descartar seu apoio. “Eles deixaram poucas práticas institucionalizadas que pudessem ser mantidas ou alteradas. De toda forma, por atuarmos juntos na esquerda, acreditamos no contato e colaboração das gestões passadas”, afirma. A nova gestão entende como primeiro grande desafio mudar a relação do corpo discente com a entidade. “Pretendemos fazer com que o DCE exista”, explica em nota coletiva. Para isso, pretende estruturar a administração em diretorias temáticas, que cuidarão de pautas determinadas. Entre as propostas está a publicação de um Plano de Metas e  criação de novas sedes do DCE nos diversos campi da USP.

Com relação aos cortes de gastos nos projetos de extensão, a chapa assumiu o compromisso de lutar pela pauta, colocando-a em discussão na comunidade universitária. A Nossa Voz pretende estruturar uma plataforma no DCE para informar e debater a situação financeira da USP, para que o orçamento seja mais transparente e participativo. Além disso, pretende curricularizar a extensão e organizar um congresso para que novas ideias sobre esta questão possam ser apresentadas. “As saídas não estão dadas. Será preciso ampliar o debate e repensar a forma como a Universidade lida com a extensão, tirando ela da posição da perna mais bamba do tripé”.

A gestão entende a permanência dos estudantes como centro do debate do movimento estudantil. “Conquistamos bravamente neste ano a adoção de cotas raciais e sociais na USP, agora é preciso garantir que quem entre tenha condições de permanecer”, afirma. Em relação às ações ligadas à permanência, planeja realizar um censo da USP para mapear as principais demandas e pontos críticos, a fim de elaborar um Plano Estudantil para a Permanência. O DCE também criará uma diretoria específica, que fará reuniões abertas quinzenalmente para o debate do tema.

Para envolver e engajar os estudantes com as causas do Movimento Estudantil, a Nossa Voz tem como objetivo criar a Diretoria de Comunicação, um setor para melhorar os canais já existentes: site, periódico, redes sociais e boletins informativos quinzenais. A ideia é que, no início de 2018, o DCE divulgue um calendário para suas principais atividades, incluindo Conselhos de Centros Acadêmicos, debates e festas, permitindo que os alunos se planejem para participar dos eventos. Haverá também o Conselho de Entidades da USP, que reunirá baterias, atléticas, empresas juniores e entidades sociais a fim de promover a troca de experiências.

“Não queremos reinventar a roda, queremos apenas dar vida e pulsão política para a entidade que nos últimos anos vem definhando e perdendo o contato com a base” propõe em nota, a nova gestão.