Duas atléticas entram como convidadas no BIFE 2018

Por Bruna Nobrega

bife
(Foto: Reprodução/Facebook)

Pedago e Ribeirão foram as escolhidas pela comissão organizadora para ajudarem a competição este ano

Duas faculdades vão se juntar ao BIFE em 2018 como convidadas. Para este ano, a comissão organizadora (CO) do campeonato da USP selecionou a “Atlética Filô USP”, de Ribeirão Preto, e a “Atlética XV de Outubro”, a Pedago, da Faculdade de Educação, para se juntarem às 10 faculdades fixas do inter, ajudando na organização e participando dos jogos. “Não é uma obrigatoriedade, mas é um desejo da CO convidar faculdades para ajudar a desenvolver esporte em atléticas menores e também ter outros estilos na competição”, explica Thomas Eduardo, o presidente da comissão organizadora.

A seleção é feita em fases e pode ocorrer de ambos os lados: uma atlética pode mostrar interesse em participar, ou a comissão organizadora julga que a atlética poderia contribuir com sua participação. Em ambos os casos, a CO manda uma “carta-convite” para as atléticas e marca uma data para todas se apresentarem. “Na apresentação, a CO quer saber o desempenho esportivo da atlética, se a gestão é grande o suficiente para ajudar a organizar o evento, se ela tem costume de organizar festas e se ela tem algum tipo de experiência para lidar com opressões nas festas”, conta Thomas.

Após a apresentação, as atléticas da ECA, Química, Odonto, IME, Física, VET, GEO, ICBió, FFLCH e FAU, as faculdades fixas da competição, fazem uma votação para selecionar as que mais se encaixam no perfil do evento. Além da Pedago e da faculdade de Ribeirão, mais duas faculdades participaram da seleção: a “Associação Atlética Acadêmica FOFITO”, da faculdade de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e a “Atlética Psico USP”, da faculdade de Psicologia. De acordo com Thomas, elas também tiveram um ótimo resultado, o que tornou a decisão final mais difícil: “Por uma votação acirrada, passaram Pedago e Ribeirão, mas, independente de qual convidada fosse escolhida, eu já sabia que o BIFE ia estar em boas mãos.”