Após quatro anos parados, equipamentos da TVUSP serão transferidos para o curso de jornalismo

Mesmo tendo realizado levantamento de bens, Superintendência de Comunicação Social ainda não apresentou o que deve ser doado ao departamento

Parte dos equipamentos parados na Rádio USP, onde a TVUSP funcionava anteriormente. Outra parte está no prédio da Administração Central. Foto: Fernanda Teles

Por Fernanda Teles

Depois de quase quatro anos parados, equipamentos audiovisuais da TVUSP serão transferidos para o departamento de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

O estúdio de audiovisual do departamento de jornalismo é conhecido pela falta de recursos e pela precariedade dos poucos equipamentos existentes. A iluminação não é boa o suficiente para as gravações, muitas das câmeras e televisores são antigos e analógicos, e vários utensílios estão quebrados ou com algum tipo de remendo. Além disso, os estudantes têm dificuldade de acesso a esses materiais, já que eles não possuem nenhum tipo de seguro e o seu uso fora do departamento não é permitido.

A transferência do material foi acertada após reunião realizada no dia 22 de agosto entre Marcia Blasques, da Superintendência de Comunicação Social, responsável pelos equipamentos após o fechamento do canal, e professores do curso de jornalismo. A estimativa é de que os equipamentos cheguem ao estúdio de Jornalismo ainda neste semestre.

A espera é longa. Há mais de um ano, Luiz Fernando Santoro, professor de Rádio e TV do curso de jornalismo, iniciou conversas com a Superintendência demonstrando interesse na transferência. No entanto, os equipamentos não puderam ser transferidos imediatamente. Era necessário fazer um levantamento de todo o patrimônio do canal, o que incluía não só a parte de audiovisual, mas também todos os móveis. Segundo Marcia, isso demorou esse tempo devido a necessidade de verificar o que estava no sistema e o que existia de fato.

Agora, os professores e técnicos do departamento aguardam a apresentação do inventário produzido por esse levantamento, apontando o que está funcionando e disponível para transferência. Por fim, será ainda necessário assinar o termo de doação para o recebimento do patrimônio.

Ainda não se sabe quais equipamentos serão úteis e, de fato, doados ao curso de jornalismo. Foto: Wender Starlles

A TVUSP está inativa desde 2015, quando acabou o contrato de aluguel do Canal Universitário. Atualmente, ela apenas realiza produções pontuais para o site da USP. Contudo, com a transferência dos equipamentos, a intenção é criar novos projetos que unam o canal e os alunos do curso.

“Estamos discutindo a realização de parcerias. Estamos conversando para que eles possam usar o nosso estúdio. Isso pode ser uma forma da gente se aproximar um pouco mais”, disse Dennis de Oliveira, professor e Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração.