Cidade Universitária: Ciro vence com 30%, Bolsonaro cai pela metade e Amoêdo dispara

Por João Victor Escovar

As urnas eleitorais da Cidade Universitária apresentaram resultados que fugiram aos parâmetros da cidade de São Paulo no primeiro turno. A soma das seções 695, 700, 706, 718 e 733, todas da 374ª Zona Eleitoral (Rio Pequeno), indicaram o candidato Ciro Gomes, do PDT, como o mais votado, com cerca de 30% dos votos válidos, ante os 15% que obteve na capital paulista.

Foto: TRE-MG/Divulgação

Na eleição presidencial, outros números que surpreenderam foram as votações de Jair Bolsonaro (PSL), que teve 24% dos votos válidos ante 45% dos votos municipais, e de João Amoêdo (Novo), que atingiu 10% dos votos válidos, quatro pontos a mais do que obteve na capital. No total, as seções eleitorais avaliadas computaram 1286 votos nominais (válidos).

Gráfico mostra distribuição dos votos válidos do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, nas urnas da Cidade Universitária.

Gráfico comparativo com os percentuais de votos válidos de cada candidato à Presidência da República no primeiro turno das eleições de 2018, nas urnas da Cidade Universitária (verde) e em toda a cidade de São Paulo (roxo).

Consultado pelo JC, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) afirmou que “os eleitores são distribuídos por zonas eleitorais de acordo com seu local de residência”. Depois, “são destinados à seção (urna) com vagas mais próxima de seu endereço”.

No caso da USP, o Tribunal confirmou que boa parte dos estudantes e professores que vêm de fora da capital e se mudam para perto do campus, caso transfiram seus títulos, podem ser realocados para as seções que operam na Cidade Universitária.

Dessa maneira, os eleitores que votam no campus do Butantã não são, necessariamente, estudantes, professores e funcionários, mas concentram parte da comunidade USP.

A Universidade de São Paulo sediou locais de votação em outros quatro campi: na Faculdade de Direito, também na capital, e nas cidades de Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru. Nesses locais, os resultados não destoaram dos apresentados nas respectivas cidades.