Novos carros da USP melhoram o transporte de pessoas com mobilidade reduzida

No campus de São Paulo, usuários apontam as vantagens do serviço

Por Beatriz Arruda e Taís Ilhéu

Em agosto, minivans para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida foram entregues em quatro campi da USP: Butantã, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto. O serviço já existia no campus da capital, mas o transporte era feito em uma kombi antiga, que oferecia pouco conforto aos usuários.  A Superintendência de Segurança em parceria com o USP Legal, programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que tem como objetivo tornar a Universidade mais acessível, adquiriu os novos veículos e ampliou sua atuação.

O Superintendente de Segurança, professor José Antônio Visintin, explica que a partir da implementação dos novos carros será possível medir com mais precisão as necessidades e demandas desta parcela de alunos e funcionários da Universidade. No campus do Butantã o número de pedidos registrados por dia é grande: só no turno do primeiro motorista, das 6h da manhã às 14h30, são cerca de oito chamadas. Já nos campi do interior a procura é menor, com poucos chamados mesmo após um mês de funcionamento do serviço. Em Ribeirão Preto, por exemplo, segundo Rivalino dos Reis Silva, da Guarda Universitária, foram apenas três pedidos.

Os novos carros adaptados são destinados a pessoas com deficiência, como cadeirantes e cegos, e também aqueles que se encontram temporariamente com dificuldades de locomoção por conta de acidentes.

O serviço pode ser solicitado de qualquer lugar do campus através dos telefones 3091-2222 e 3091-4222 e também pelo aplicativo Campus USP, disponível para Android e iOS.

Saiba mais no vídeo: