Poli vai à semifinal do rugby

Com virada de sorte, time masculino vence São José e garante vaga em campeonato nacional

Após perder jogo de ida, time conquistou vitória em casa. |Foto: Bruna Diseró

Por Bruna Diseró

29 de setembro: pouco antes das 15h30, as catracas do CEPEUSP começaram a ser desbloqueadas freneticamente, permitindo com que os torcedores entrassem correndo antes que a partida começasse.

O jogo não era de futebol. Na verdade, era o jogo de volta entre os times de rugby da Poli e de São José, que disputavam as quartas de final do campeonato brasileiro Super 16. O São José havia ganhado a primeira partida por apenas um ponto, mas o time de rugby da Poli, anfitriões naquele momento, estava confiante.

“É o jogo mais importante da história do clube”, relatou Josh (apelido como João Renato é conhecido na Poli inteira), hooker do time e estudante do quarto ano de Engenharia de Minas.

As expectativas de ganharem em casa foram confirmadas. O time da Poli realizou um feito histórico para a faculdade: venceu o São José de lavada, por 39 a 17, com direito a muitos gritos da torcida e da equipe técnica.

A importância da partida que classificou o time da Poli era tão grande que foi transmitida ao vivo pelo Facebook e por uma rádio especializada. Josh afirma que a visibilidade do rugby no Brasil vem crescendo e que isso se deve, em grande parte, pelo apoio da torcida ao esporte. “Eu jogo rugby desde 2011 e, na Poli, desde 2015. O crescimento de investimentos foi importante. Em 2011, pouca gente conhecia e era bem difícil encontrar alguém para conversar sobre. Hoje em dia, já é bem diferente”.

Ele elogia a estrutura do CEPE para a prática da modalidade e vê um futuro otimista. “Eu sei que não vai chegar no que é o futebol no Brasil, mas tem potencial”. Contudo, faz uma ressalva: “Espero que os campeonatos universitários, nacionais e estaduais tenham mais organização e estrutura para os times”.

A vitória do time foi muito comemorada pelos jogadores e por seu treinador. Josh diz que ficou eufórico, mas admite que a próxima partida será dura, os adversários foram campeões brasileiros. “O nosso diferencial será a linha, que está indo muito bem”, comenta. Ao final da partida, o treinador reuniu todos que estavam envolvidos intimamente com aquele dia memorável em uma roda e começaram a bradar gritos de vitória.

O time da Poli disputará as semifinais contra o Curitiba. O primeiro jogo será no dia 06 de outubro.