No reino das palavras, as boas-vindas são por fotografias

Exposição comemorativa na FSP apresenta funcionários lendo seus livros preferidos

por Bruna Diseró

Logo na entrada da biblioteca da Faculdade de Saúde Pública, existem grandes painéis de vidro. Curiosamente, o que eles expõem não são textos selecionados de algum escritor, mas fotografias. Elas são a contribuição do espaço para a 21ª Semana do Livro e da Biblioteca, evento organizado anualmente dentro da Universidade.

Magaly Negrisoli, a fotógrafa responsável pela exposição intitulada “O que a Biblioteca lê?”, conta que as fotos são a extensão de um trabalho para seu curso de fotografia. “Estou aqui há 13 anos e respiro biblioteca. Pensei: Por que não fazer sobre o meu universo, que é a biblioteca?”.

Tímida, suas respostas são breves. Quando questionada sobre o que tem mais peso em sua vida, a fotografia ou as palavras, diz rapidamente que são as fotos. “Eu tenho muita dificuldade com palavras. A imagem apresenta o universo maior, mais colorido ou monocromático para mim”.

Enquanto pensava na importância da fotografia, Magaly acariciava seus brincos em forma de câmera profissional. “Antigamente tinha um desenho. A protagonista tinha um brinco de estrela e quando os colocava, falava ‘hora do show: energia’. Essa é a minha energia”.

O peso de uma exposição de fotos, diz Negrisoli, é o de chamar a atenção de quem pula os textos para ver as ilustrações. A dificuldade da amostra, que tem como modelos os funcionários da própria biblioteca, foi geral. “Ninguém gosta de modelar e eu não sou boa com direção de modelos. Eles terem topado, foi muito importante”.

Enquanto eram fotografados para essa matéria, um dos funcionários comentou: “Foi legal ter um nome, porque vários usuários falaram: ‘Agora, sabemos o nome de vocês. A gente tem um crachá, mas ninguém olha’”.