A nova Ombudswoman: Eliane Scardovelli

Foto: Reprodução

Eliane Scardovelli é rosto conhecido nos fins de noite da Rede Globo. Com uma experiência de mais de 9 anos na emissora carioca, a jornalista é uma das integrantes mais longevas do programa Profissão Repórter, equipe liderada por Caco Barcellos. Eliane ajuda a mostrar “os bastidores da notícia e os desafios da reportagem”, como prega o famoso mote repetido pelo veterano ao início de cada edição.

Formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Scardovelli pratica um laboratório do ofício em rede nacional. Em sua formação acadêmica, consta também um intercâmbio para a Universidade do Novo México e um ano de estágio na revista Carta Capital.

Graduada, teve breve passagem pela Editora Abril, onde foi redatora do site Educar para Crescer, por seis meses. Mas ela deixou os textos para se aventurar em frente às câmeras e, por vezes, também por trás delas, graças ao caráter experimental do Profissão Repórter, em que os jornalistas acumulam funções na produção de suas matérias.

Aproveitando o hábito de se arriscar em diversas atividades, a jornalista paulistana teve a experiência de roteirizar e dirigir o filme Muro, sobre a comunidade Fazendinha, na zona sul de São Paulo.

E Eliane transita por diversos espectros. Desde sua empreitada para a Grécia, em que cobriu a celebração do dia de Asghura, acompanhando de perto os rituais de autoflagelo de homens muçulmanos xiitas, até seu registro pessoal e sensível de mães que lutam contra a depressão pós-parto. Eliane trará em suas considerações a visão crítica de jornalistas da nova safra.