Exposição mostra atemporalidade das reivindicações sociais

Fotografias escolhidas foram retiradas de jornais e receberam intervenções

Por Júlia Mayumi

Curadoria traz imagens de protestos importantes da história brasileira. Foto: Júlia Mayumi

O Batalhão de Choque da Polícia Militar com seus escudos e cassetetes. A fumaça dos coquetéis molotov se mistura à das bombas de efeito moral. Uma cena muito comum na mídia brasileira, há décadas. Como trazê-la de uma forma nova, mas que ainda traga ao público a sensação de familiaridade? Esse foi o objetivo do artista plástico Diego Castro, autor da exposição Enfoque, que está em cartaz no Centro Universitário Maria Antonia.

Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP, Castro selecionou imagens de protestos, prática presente por toda a história brasileira. Retiradas de veículos jornalísticos, tinham a função original de informar o público. O artista procurou ressignificá-las através de intervenções com cores, instalações e objetos, trazendo novos sentidos.

Uma das mais interessantes, a obra “Situação0119” é uma impressão em lona mostrando manifestantes de punhos erguidos. O preto-e-branco dá o tom de atemporalidade que a cena merece pela sua recorrência nos noticiários, e a grade de madeira à frente nos lembra do destino de vários insatisfeitos que ocuparam as ruas com seus cartazes e megafones.

Como as imagens estão desfocadas e sofreram a intervenção do artista, não é possível visualizar muitos detalhes. Isso cria a indefinição necessária para que elas representem basicamente qualquer protesto que tenha ocorrido nos últimos dez anos. A curadora Thais Rivitti explica que a maioria das fotos é de um ato ocorrido em 2017 contra a reforma da previdência – tema que segue firme nos principais noticiários e reforça a atualidade da exposição.

Em um momento tão conturbado da sociedade, Enfoque coloca sob os holofotes cenas de luta que, banalizadas pelos jornais, retomam sua força e sua razão de ser como protagonistas de mudanças necessárias.

A exposição Enfoque estará aberta ao público até dia 23 de junho. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, de terça a domingo. A entrada é gratuita.