USP economizaria R$8mi usando sua própria água

Estudo mostra que o campus central dispõe de quase toda água de que precisa; com mais dois ou três poços, poderia suprir toda a demanda

Júlia Mayumi

Um estudo feito pelo CEPAS (Centro de Pesquisa em Águas Subterrâneas) mostrou que a USP têm capacidade para abastecer 70% do campus Butantã utilizando poços. A pesquisa foi encomendada pela SEF (Superintendência do Espaço Físico, da USP), em 2015, durante a crise hídrica da cidade de São Paulo, quando o campus central chegou a ter o abastecimento de água interrompido.

A USP tem seis poços aptos para uso. Um, na prefeitura do campus, está ligado à caixa d’água e abastece o prédio. Para suprir a demanda total seriam necessários mais dois ou três poços.

O estudo foi realizado por Reginaldo Bertolo e Ricardo Hirata, professores do Instituto de Geociências da USP, e pelo estudante de pós-graduação Antonio Pinhatti.

Infográfico: Daniel Medina