Ao contrário das previsões, academia do gramado do Cepeusp fecha por tempo indeterminado

Por Pedro Gabriel

Foto: Luciana Cardoso

Na primeira edição da Jornal do Campus desse semestre, a diretoria do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) garantiu que a academia ao ar livre permaneceria aberta aos frequentadores. Contudo, na segunda quinzena de março, um aviso informava que “a Academia do Cepeusp está temporariamente fechada. O Cepeusp está buscando soluções que possibilitem o retorno das nossas atividades”.

Quando procurado pelo JC, o diretor técnico do Cepeusp, que falou para a edição em que a primeira matéria sobre a academia foi publicada, José Carlos Simon Farah, disse que o motivo do fechamento são problemas com a Lei de Incentivo ao Esporte. Entretanto, o diretor afirma também que isso é de alçada da ONG responsável pela academia, Arte, Vida e Esporte Sob Medida.

O Cepeusp busca alternativas para esse momento, mesmo que utilizando de seus próprios professores para as instruções na academia. “Talvez a gente consiga mantê-la funcionando entre 10h30 e 15h30, utilizando nossos professores, até quando a academia voltar ao seu funcionamento normal”, diz Farah. Ela funcionava das 10h às 15h, antes de ter as atividades interrompidas.

Quando questionado sobre o futuro do espaço, Farah afirma que existe sim a possibilidade da academia voltar a funcionar, e que a ONG responsável está cuidando disso: “Eles estão resolvendo essa questão do ministério. Vai voltar, só não sabem precisar quando, que pode ser hoje ou pode ser daqui um mês”. Caso esse futuro não se concretize, o CEPEUSP buscará alternativas para mantê-la funcionando.

A ONG Arte, Vida e Esporte Sob Medida não respondeu à reportagem antes do fechamento desta edição.