CBN x Cepeusp: Apesar de denúncias, reservas em alojamento continuam

Reportagem da rádio exagerou problemas de manutenção em dormitórios de atletas

Por Pietra Carvalho com contribuição de Larissa Santos

Foto: Larissa Santos

No último dia 11 de abril, a Rádio CBN denunciou problemas nas instalações do alojamento do CEPEUSP, o Centro de Práticas Esportivas do Campus Butantã, com capacidade para 126 pessoas. Segundo a rádio, uma das unidades tinha infiltrações e mofo ao lado das camas, além de rachaduras nos vidros das janelas.

Apesar da CBN afirmar que as reservas do alojamento estavam suspensas, o Jornal do Campus visitou dois destes quartos, depois dos responsáveis pelo CEPE declararem que a situação estava normal.

O mau estado da parte externa e do corredor, onde ficam as infiltrações e o mofo mais visíveis, chamam mais a atenção do que os problemas dos próprios quartos.

Apenas dois ventiladores servem aos 14 atletas hospedados em cada dormitório. As equipes são responsáveis pelas chaves e cadeados. Nos banheiros femininos os danos são mais gritantes, com janelas dos boxes de chuveiros em pedaços, acabando com a privacidade.

Quanto aos vestiários masculinos mencionados pela CBN, o estudante André Kraus, do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), afirmou não ter “nada a reclamar”. Ele fez parte da delegação da USP de São Carlos que veio à capital em junho de 2018 para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) no CEPEUSP.

Segundo Kraus, o problema que mais incomodou os alojados foi uma atração famosa da Cidade Universitária: a presença ostensiva de pernilongos nos sanitários e nos quartos, impedindo o sono dos atletas. O estudante confirma a presença de mofo e janelas quebradas, mas argumenta que nenhum dos problemas era incômodo e que, no lugar de vidro, as janelas tinham grades, o que passava segurança.

“A CBN diz que atletas de elite se hospedaram aí e, realmente, para um atleta de elite que ganha a vida com isso, é bem abaixo do esperado. Não sei se é a USP ou o governo que não está priorizando a reforma disso, mas para um nível universitário não é nada horrível”, conclui o estudante, lembrando da reclamação de um atleta da equipe paraolímpica de canoagem entrevistado pela rádio.

Contradições

Há apenas 20 dias, a direção do CEPEUSP havia declarado à rádio CBN que as chuvas de verão agravaram os problemas do alojamento. Afirmou também que a universidade prevê melhorias para o segundo semestre e que as reservas para os quartos estavam suspensas.

Porém, em contato com a equipe do JC no último dia 30, o diretor-geral do CEPE, Emílio Miranda, reiterou que as reservas do alojamento estão normais, apesar das análises dos pedidos estarem mais cuidadosas por causa da alta demanda.

O diretor-geral revelou que o quarto mostrado pela CBN realmente está fechado para reformas, mas deixou claro que é uma exceção, lembrando das obras que devem se estender aos outros dormitórios.

Em dezembro do ano passado, o Conselho Universitário da USP aprovou um orçamento de R$ 5,7 bilhões para 2019. O repasse para o CEPEUSP será de quase R$ 24 milhões, sendo R$ 19 milhões destinados ao pagamento de ativos e apenas R$ 3 milhões para obras de manutenção.