Número de ocorrências na USP é o menor já registrado

Mapeamento de Ocorrências mostra região do CEPEUSP como a mais insegura

Por Pedro Gabriel

Foto: Filipe Delia

O primeiro semestre de 2019 registra, de acordo com o sistema de Mapeamento de Ocorrências da Superintendência de Proteção e Prevenção da USP, o menor número de casos registrados desde 2015, ano em que os dados começaram a ser compilados.

No período, foram computadas 59 ocorrências, representando uma redução de 42% em relação ao ano anterior. De 2015 a 2018, a média de casos registrados foi de 108,5 no primeiro semestre, com destaque para 2016, quando 136 registros foram feitos até 11 de junho.

Este ano, a maior parte das ocorrências (42) foi registrada como furto qualificado — quando há destruição ou rompimento do obstáculo. No mesmo período do ano anterior, constam 84 furtos desse tipo.

Episódios de furto simples, roubo, tentativa de roubo, sequestro relâmpago e estupro completam o quadro de ocorrências no campus.

Ainda segundo o mapeamento, a região do CEPEUSP é a área mais insegura do campus, concentrando aproximadamente 20% dos furtos. Além desse, há outros focos na região da FEA e do Restaurante Central.

Especial Edição 500

(In)segurança no campus

Por Pedro Gabriel

JC 236 – Abril/2001

No ano de 2001, o JC noticiou um aumento no furto de veículos em relação ao ano anterior. A maior quantidade das ocorrências era registrada nas áreas próximas às avenidas Luciano Gualberto e Lineu Prestes, onde há grande fluxo de carros. Naquele ano a Guarda Universitária era formada por 64 pessoas, e havia a necessidade de contratação de mais 86.

Essa é uma das muitas matérias sobre segurança no campus, tema constante do jornal.