“A genitália não define o meu gênero”

Professora da EEL, Gabrielle Weber mostra como é ser uma docente trans na USP

Por Amanda Capuano

“Em nenhum momento algum aluno me destratou… No máximo ouvi alguns comentários positivos” Gabrielle Weber. Crédito: Arquivo pessoal

Não é de hoje que o Twitter é uma rede social que faz sucesso entre os alunos, mas foi uma professora que chamou a atenção entre os tweets no mês passado. Atendendo pelo usuário de @gbrlwbr, Gabrielle Weber, de 35 anos, compartilhou em poucos caracteres a experiência de uma professora trans dentro da USP. Gabi, como é carinhosamente chamada, da aula de matemática na Escola de Engenharia de Lorena e se descobriu trans ainda na infância, mas manteve-se “no armário” até o ano passado. A professora iniciou a transição hormonal há cerca de um ano, mas passou a viver apenas como Gabrielle em fevereiro de 2019. Em entrevista ao Jornal do Campus, ela compartilha a sua vivência e desafios como uma mulher trans na Universidade de São Paulo.

 

Como foi o processo burocrático de se assumir como uma professora trans dentro da USP?

Em maio do ano passado eu comecei os planos para a transição. Planejava ficar no armário por mais 6 meses ou 1 ano, mas isso estava me destruindo. Fui atrás de resolver a minha situação dentro da Universidade e esbarrei no diretório da diversidade. Eles tinham muitas informações para alunos, mas nada para docentes. Encontrei algumas informações bem desatualizadas sobre nome social e resolvi mandar mensagem para eles. Isso foi no começo de janeiro deste ano. Duas semanas depois, eles me responderam dizendo que não sabiam exatamente o que fazer porque não havia um protocolo, mas que entrariam em contato com mais informações. Mais duas semanas se passaram e eles me mandaram o e-mail com um protocolo já formulado. Era tudo bem simples: comunicar o meu superior imediato para que ele marcasse uma reunião comigo e passasse as resoluções para o chefe da unidade. Com isso feito, o RH seria comunicado e retornaria para mim já com tudo resolvido. A reunião com a minha chefe foi em uma sexta-feira e uma semana depois os meus dados já estavam atualizados nos sistemas USP. Foi super rápido e eu fiquei impressionada com a eficiência e a transparência do processo.

Você tem diversos títulos acadêmicos, como fica a situação do Lattes e das citações após a adoção do nome social?

O Lattes é bem tranquilo. Na aba de identificação tem a opção de usar o nome social, e assim que você recebe o novo CPF, é só adicionar o nome completo que o sistema atualiza automaticamente. Com as citações é mais complicado. O que você assinou com o nome morto vai continuar com ele. A  maior parte dos meus artigos estava assinado como G. Weber, então escolhi meu nome levando isso em conta. Os diplomas eu ainda não tive tempo de atualizar, preciso ver ainda como vai acontecer.

Como uma típica cidade do interior, Lorena é bem conservadora, e você dá aula em um curso de engenharia, que é visto por muitos como uma área masculina. Como foi a recepção dos alunos à sua transição?

Eu fiz um post em um grupo LGBT no facebook explicando a minha situação. Eu sabia que havia alguns alunos no grupo, mas não tinha noção do alcance. Fiquei sabendo depois que virei pauta até do coletivo feminista da faculdade, de maneira positiva. Em nenhum momento algum aluno me destratou. Eu dou aula para o primeiro ano, então já me apresentei como Gabrielle, uma mulher abertamente trans. Nenhum deles falou nada, no máximo ouvi alguns comentários positivos. Os alunos que dei aula antes da transição trocaram os meus pronomes em um estalar de dedos. Alguns professores ainda erram, mas pedem desculpas logo em seguida. É como se nada tivesse acontecido, eu sou a Gabrielle, e isso é suficiente. Só houve um caso em que eu realmente me senti vítima de transfobia.

Pode compartilhar essa história?

Logo que eu saí do armário, fui explicar a minha transição para colegas em uma reunião do conselho. Um professor disse que eu não precisava esfregar isso na cara de ninguém, e que se eu quisesse ser mulher era melhor me esconder. Mas o que aconteceu em seguida foi muito legal. Todos os outros presentes rechaçaram a fala dele e o professor só faltou chorar na reunião . Ali eu percebi que existe preconceito sim, mas tem muita gente disposta a apoiar a minha luta e quem eu sou.

Você considera que a comunidade acadêmica está mais aberta para a diversidade do que imaginava?

Toda a minha experiência diz que sim, pelo menos para a questão de gênero. Esses dias eu estive em um congresso e reencontrei diversos professores que conheci antes de transicionar e não via desde então. Todos me trataram no feminino e tiveram comigo o mesmo tipo de conversa que tinham antes. Nenhuma porta se fechou e eu sinto que algumas até se abriram.

Que tipo de porta você diria que se abriu?

As pessoas me viam como alguém inacessível, agora me sinto mais próxima de todo mundo. Já ouvi alunos dizendo que sou uma inspiração, coisa que não ouvia antes. Sempre fui muito rígida, então era vista como a professora carrasca. Meu estilo de aula não mudou, mas a minha relação com os estudantes é muito mais próxima hoje em dia. Esse ano também recebi mais convites para palestras do que antes da transição. E para falar sobre temáticas do meu campo de trabalho, assuntos que não tem nada a ver com o fato de eu ser trans.  

Você acredita que o número de transgêneros na USP cresceu nos últimos anos?

Não posso afirmar, mas sei que existem algumas outras professoras trans. Eu não tenho problema em falar que sou trans, mas há pessoas que se passam por cis e preferem não comentar a questão de gênero.

Como parte da transição, você iniciou um processo de hormonização. A Universidade tem te apoiado nisso?

Eles têm sido bem abertos. Tive uma conversa com a minha chefe e ela chegou a oferecer que eu tirasse algum tempo para me adaptar aos efeitos colaterais dos hormônios, mas não precisei. Senti algumas dores de cabeça, mas nada grave. Se eu optar por fazer cirurgia um dia, vou precisar me afastar, mas isso é algo para pensar mais para frente, a genitália não define o meu gênero.

Você comentou que chegou a pensar em suicídio. Para você, era a transição ou a morte?

No primeiro momento o suicídio era a única opção. E eu cheguei a fazer planos concretos para isso e cheguei muito perto de concretizá-los, mas percebi a tempo que poderia lidar com isso de outra forma. A partir daí, a transição virou o meu plano A. Se não desse certo, eu iria me matar, mas ela  funcionou

Você já fazia algum tipo de terapia antes ou começou devido à transição?

Foi exatamente por causa da transição. Eu criei um asco por terapia na minha infância e nunca quis ir atrás disso. Mas para você fazer a transição, precisa estar passando por um acompanhamento psicológico. Eu quebrei a cara porque eu vi que precisava muito de terapia. Faço há um ano e me ajudou a lidar com muitas questões, não só ligadas ao gênero, mas a quem eu sou e à minha história.