A vitória pela reforma da Casa do Estudante

Maior mobilização da história de alunos foi decisiva para aprovar saque de fundo universitário

Por Crisley Santana

Crédito: Crisley Santana

A Casa do Estudante abriga 54 alunas e alunos, entre eles Letícia Chagas e Italo Rodrigues, dois entre vários  que se mobilizaram para conseguir reunir mais de mil alunos na maior assembleia que a Sanfran já realizou, decidindo pela aprovação da verba para reforma da Casa do Estudante.

Ítalo chegou a São Paulo de carona em um caminhão, vindo de Juazeiro do Norte, viajando durante cinco dias; Letícia, filha de empregada doméstica e caminhoneiro, precisou da moradia para continuar estudando, assim como o colega.

Eles são moradores da Casa desde o ano passado. A campanha na qual se engajaram, para conseguir a verba da reforma, começou há mais de um mês. “Fizemos um evento no facebook para divulgar informações, também falamos nos grupos de whatsapp, fizemos cartazes pelas arcadas, e reuniões com as entidades”, relatam.

Letícia Chagas e Italo Rodrigues no terraço da Casa do Estudante. Crédito: Crisley Santana

A divulgação foi realizada até no dia da votação. “Um dos momentos mais inesperados foi quando um professor disse que continuaria a aula, e mesmo assim os alunos guardaram os materiais e desceram para a assembleia”, conta Italo.

Histórico

A Casa do Estudante é um prédio de dez andares, deteriorado pelos seus 70 anos de existência na famosa Avenida São João, no centro de São Paulo. Reformá-la foi o motivo da convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) ocorrida em 1º de outubro, quando os estudantes decidiram usar R$ 3 milhões de reais do fundo de investimento XI de Agosto.

O projeto de reforma foi iniciado ano passado com dinheiro de um fundo coletivo. Após visita de um arquiteto e o orçamento final, percebeu-se que precisavam de mais dinheiro. A única chance, então, seria sacar verba do fundo de investimento XI de Agosto, mantido pelo Centro Acadêmico.

Mas o repasse não poderia ser feito sem aprovação em assembléia com quorum mínimo, pois o dinheiro do fundo é utilizado para financiar atividades de várias entidades universitárias.

Era necessário que 803 pessoas estivessem presentes, além de 536 votos favoráveis. De maneira surpreendente, os números passaram disso: 1320 estudantes apareceram; 1244 votaram sim pela reforma.