Preparo físico também é dever do atleta

Atletas e treinadores da USP relatam que o aquecimento durante os treinos

Por Lígia de Castro

Créditos: Marcos Santos/ USP Imagens

Indispensável, o aquecimento é parte essencial de qualquer treino: ele aumenta o fluxo de sangue para os músculos, eleva a produção de energia aeróbica e a temperatura do corpo. Pode diminuir a chance do esportista sofrer lesões. Segundo treinadores e atletas ouvidos pelo JC, a prática é regular na USP, e é colocada não só como uma responsabilidade dos primeiros como também dos próprios esportistas.

Rafael Vieites de Carvalho, que faz engenharia ambiental na Poli, Beatriz Ennes, que faz Letras na FFLCH, e Gabrielle Yumi, futura jornalista pela ECA, contaram que, antes dos treinos de futebol e natação no CEPE, realizavam sozinhos um roteiro de atividades de aquecimento e alongamento, passado pela comissão de técnicos anteriormente. Contaram que, no início do treino, com o treinador, acontecia um breve aquecimento, mas logo partiam para atividades da modalidade esportiva.

Ou seja, se os atletas não se movessem para se aquecer por conta própria e antes do treino, talvez não o iniciassem tão preparados.

“O aquecimento é importante pois ele prepara o corpo fisiologicamente e psicologicamente para a prática da atividade física. A elevação da temperatura corporal aumenta a eficiência motora”, explica Valmor Tricoli, professor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

Não só o aquecimento

O mesmo acontece com os complementos aos esportes (como musculação e academia). Gabrielle, que faz natação pelo time da ECA, contou que o seu treinador Thiago Santos reitera a importância de complementar os treinos com musculação – e não só para evitar lesões, mas também para melhorar o desempenho no esporte. No entanto, segundo ela, a realidade é diferente da recomendação: “O tempo do treino é para a gente praticar realmente a modalidade que estamos fazendo, e aí teoricamente temos que ter um preparo físico fora do treino. Mas a maioria das pessoas não faz academia, nem nada”.

Por outro lado, Beatriz, que faz natação com o grupo Catadinho também com Thiago, conta que “o treinador sempre acompanha e informa se estamos fazendo o exercício certo ou não. Quando as pessoas têm alguma dificuldade em algo que ele passou, ele ajuda elas enquanto os outros vão fazendo outros exercícios. Então eu me sinto super segura”.

Existe, portanto, um cuidado dos treinadores quanto a essas questões: tanto passando uma lista de atividades, tanto fazendo recomendações e feedbacks. Mas os atletas também recebem sua parcela de responsabilidade pelo que estão fazendo, e pelo cuidado com o próprio corpo – como de fato devia acontecer.

COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS

Arte: Lígia de Castro