Recepção de calouros de Educom ajuda a diminuir evasão

Iniciativa dos alunos do curso também ajuda na integração de ingressantes

Por Guilherme Roque

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Passar no vestibular e entrar USP não é tarefa fácil, e mesmo quando isso acontece, as dificuldades ainda persistem. A maior delas, talvez, é a permanência: carga horária pesada somada a outros empecilhos podem ser um problema para os ingressantes. Em cursos mais novos, como a Licenciatura em Educomunicação, funcionando na USP desde 2011, esse problema acaba sendo mais comum, o que pode representar uma maior desistência dos discentes.

Segundo o anuário estatístico da USP, 320 alunos estão matriculados em Educomunicação. Alguns deles criaram, em 2017, a Semana de Recepção de Educom, uma iniciativa de recepção noturna dos calouros e calouras da Licenciatura em Educomunicação, que visa promover, principalmente, a permanência estudantil. 

O projeto é um pacote completo de atividades: recepção online, através do Facebook, informando os calouros das atividades desenvolvidas pela Semana de Recepção da ECA e pela própria Semana de Recepção de Educom. Além disso, os organizadores identificam o perfil do estudante e informam sobre os programas de permanência da universidade. Também realizam visitas aos principais espaços da ECA e da USP, como o CEPE, bandejão, bibliotecas, entre outros. 

Manual

Os organizadores da recepção produzem também o Manual de Calouros de Educom, uma espécie de guia para os novos alunos, contendo algumas importantes informações como rotas de ônibus e orientações para o passe-livre. Os integrantes da comissão se dizem prontos a auxiliar e guiar os calouros e calouras no que for necessário. 

Gabriel Razo, um dos idealizadores, diz que mudanças foram notadas, ajudando o curso de Educomunicação em diversos aspectos. “Percebemos mudanças significativas: a evasão tem diminuído a cada ano; alunos e alunas mais integrados às entidades; maior adesão por parte dos calouros de Educom às atividades da Semana de Recepção da ECA; maior engajamento com o curso e, consequentemente, com a universidade. Ademais, maior conhecimento das possibilidades de permanência estudantil. E a cada ano, os alunos e as alunas da Educomunicação se engajam mais para construir uma semana de recepção noturna”.