Recolhendo os cacos de vidro

Afeal promete retomada dos trabalhos no muro de vidro da USP, mas não define prazos

Por Gabriel Araujo

Foto: Wender Starlles/ Jornal do Campus

As empresas responsáveis pela construção do muro de vidro da raia olímpica da USP não concluíram os trabalhos por falta de materiais, mas assim que os tiverem, prometem concluir o serviço. Ao menos é o que diz a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), que possui entre suas associadas algumas das companhias ligadas à obra.

“O consórcio de empresas executou 75% da obra e só não concluiu o muro por falta de materiais”, disse a Afeal em nota enviada ao Jornal do Campus. “Tão logo os insumos estejam disponíveis, as empresas voluntariamente retomarão os trabalhos de instalação.”

A entidade não deu prazo para a retomada da obra. De acordo com o comunicado, a Afeal não possui conhecimento sobre os valores e equipamentos doados para a construção do muro, uma vez que as contribuições ficaram a cargo diretamente das empresas associadas. No entanto, o órgão garantiu a segurança e qualidade dos materiais instalados.

“As empresas associadas que participaram da construção do muro seguiram corretamente todas as normas e procedimentos de fabricação e instalação de esquadrias, atendendo às especificações do projeto”, afirmou a associação.

A Afeal também disse ter colaborado com todas as demandas recebidas junto ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP). O órgão jurídico, conforme informado na edição anterior do JC, mantém duas investigações abertas relacionadas ao muro de vidro – uma, para apurar a mortandade de pássaros que se chocam contra a estrutura; outra, sobre possíveis casos de improbidade administrativa ligados à obra. 

As instalações estão paralisadas há meses, após pedidos do MP-SP para interrupção.