Triatlo fecha vias e atrapalha candidatos no segundo dia do Enem

Estreia do IronMan na USP interditou pontos até duas horas antes da abertura dos portões do exame nacional

Por Pedro Smith

Fotos: IronMan São Paulo e Gabriel Araujo/ Jornal do Campus

No domingo 10 de novembro, quem saiu de casa para exercitar o cérebro na segunda etapa do  Exame Nacional do Ensino Médio pode ter encontrado dificuldade para chegar ao seu local de prova, principalmente se implicasse passar por uma das vias mais importantes da cidade, a Marginal Pinheiros. Tudo porque, simultaneamente ao teste, a Cidade Universitária recebeu pela primeira vez o IronMan 70.3, a versão compacta da famosa competição de triatlo.

Após os 1,9 quilômetros de natação na Raia Olímpica da USP (com largada às 5 horas da manhã), os participantes foram para 90 quilômetros de pedaladas, o que exigiu a interdição de pontos importantes da cidade, como 13 quilômetros da pista expressa da Marginal Pinheiros no sentido Castelo, além de pontes e viadutos.

De acordo com a CET o bloqueio durou até às 10 horas, uma vez que o último trecho da prova – os 21 quilômetros de corrida – seria realizado, novamente, no campus da Cidade Universitária.

O planejamento parecia irretocável, se não fosse a abertura dos portões ao meio-dia. Quem quis sair cedo de casa, não encontrou a tranquilidade que esperava para chegar ao seu destino, mesmo que a CET tenha montado, como todo ano, uma operação especial para garantir a normalidade no deslocamento dos estudantes.

Inicialmente, a largada estava marcada para às 6h30, mas o INEP percebeu a coincidência de horários e, com menos de um mês para a prova, o evento emitiu um comunicado. Em nota no Facebook, a organização justificou a antecipação e afirmou que “em comum acordo com todos os órgãos públicos envolvidos, optou pela antecipação da largada sendo esta a melhor solução, dentre as disponíveis, para todas as partes”.

Ainda argumentou que “o IronMan São Paulo foi oficialmente publicado em Diário Oficial e divulgado antes da definição da data do Enem”, conforme apurou o repórter Demétrio Vecchioli do blog Olhar Olímpico.

No entanto, o Inep havia anunciado a data das provas em 27 de fevereiro, mais de 15 dias antes da divulgação dos horários do Ironman São Paulo, realizada no dia 13 de março.

Quem está com a razão – CET, INEP, Secretaria Municipal de Esportes (que promoveu o evento), ou a comissão organizadora – não se sabe, o que se pode afirmar é que, dentre os atletas, os paulistas José Belarmino e Fernanda Palma venceram a prova com os tempos de 3h53m08s e 4h24m21s; já para os estudantes o resultado da maratona só sai em janeiro de 2020.