Os inumeráveis da USP (Edição 513)

por Beatriz Azevedo, Isabel Teles e Júlia Carvalho

Arte: Mariana Catacci

Meses adentro da pandemia do novo coronavírus, a reação apática aos números diários de mortos e infectados parece se naturalizar. Seguindo a iniciativa do site Inumeráveis, para nos lembrar da história e significado de cada vida levada durante esse período, o JC entrou em contato com todas as unidades da USP para homenagear os membros da nossa comunidade que nos deixaram, em decorrência da covid-19 ou por outras complicações.

Ciro Marcondes Filho
Nascido em 1948, Ciro chegou na ECA primeiro como aluno e, desde de 1987, como professor titular. Chegou a ministrar 43 cursos diferentes de pós graduação, além de coordenar o Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Além de diversas outras iniciativas, também foi o primeiro Ombudsman desse Jornal. Seu maior legado fica com sua Nova Teoria da Comunicação, que revolucionou os estudos no campo.

Claudio Zimichut
Ingressou em 1989 como motorista e aposentou-se em 2019 como auxiliar de manutenção do Instituto Oceanográfico da USP. Sempre será lembrado como uma pessoa generosa, doava até o que não tinha. Era alegre, amigo e solícito.

José Manuel Sápia
Trabalhador da farmácia do Hospital Universitário, faleceu devido à covid-19. Pertencia ao grupo de risco e se manteve trabalhando.

Josué Souza de Freitas
Foi funcionário do Instituto de Psicologia da USP entre 1986 e 2017. Nosso colega trabalhou como vigia por 10 anos na unidade e, em seguida, passou a desempenhar a função de motorista até sua saída. Era casado e teve três filhos (um já falecido). Josué será lembrado tanto pelo profissionalismo quanto pelos gestos de amizade.

Victor Aquino Gomes Correa

Professor titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). Muito ativo na gestão acadêmica da ECA, foi Comissão de Graduação (1989-1991 e 1996-1997), chefe do CRP (1992-1995, 2001-2002, 2006-2010 e 2013-2017), vice-diretor (1995-1997) e diretor da ECA (1997-2001). Foi pioneiro e estudioso de diversas áreas da propaganda, como: interfaces da publicidade com a moda, a cultura pop e o consumo no país.

Diferentemente do que aconteceu em edições anteriores do JC, a atual direção da Prefeitura do Campus de Bauru não foi autorizada a divulgar óbitos na unidade.

Está faltando alguém?
Caso tenha conhecimento de alguma pessoa a ser homenageada, que fazia parte da comunidade uspiana e veio a falecer por conta do novo coronavírus ou outras decorrências, entre em contato com o JC.