Não é fácil ser um bioma no Brasil

Um retrato visual de como os biomas brasileiros são desmatados diariamente enquanto dependemos deles

Por Camila Paim e Karina Tarasiuk

Durante os últimos dois anos, o território nacional tem tido cada vez mais suas áreas naturais desmatadas. A extinção de espécies da fauna e flora brasileiras e a exploração ilimitada de recursos naturais esgotáveis causam danos irreparáveis, que visam apenas o crescimento econômico.

O Brasil abriga seis tipos climáticos diferentes e apresenta uma diversidade de vegetações, climas e relevos únicos. Nessa reportagem visual, o JC conta com a participação de Guilherme Araújo, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, e os dados do MapBiomas Alerta, para analisar a atual situação de cada bioma brasileiro.