Os inumeráveis da USP (Edição 514)

por Rafael Sampaio

Arte: Mariana Catacci

Meses adentro da pandemia do novo coronavírus, a reação apática aos números diários de mortos e infectados parece se naturalizar. Seguindo a iniciativa do site Inumeráveis, para nos lembrar da história e significado de cada vida levada durante esse período, o Jornal do Campus entrou em contato com todas as unidades da USP em busca de homenagear os membros da nossa comunidade que nos deixaram, em decorrência da covid-19 ou por outras complicações.

†  Profa. Vera Lúcia Colucci

Vera dedicou boa parte de sua vida à Psicologia e à USP. Concluída a graduação em Psicologia em 1972, três anos depois finalizou o mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos no IPUSP. Posteriormente, fez o doutorado em Linguística na Unicamp.

Sua carreira como funcionária do IPUSP começou em 1973, como auxiliar de ensino. Depois foi docente e  psicóloga concursada no Serviço de Aconselhamento Psicológico do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do IPUSP.

Vera participou ativamente dos 50 anos de construção e desenvolvimento do IPUSP.

†  Prof. Victor Aquino Gomes Correa

No primeiro dia de dezembro, após quinze dias internado, faleceu o docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da ECA, Victor Aquino Gomes Correa.

Foram décadas de dedicação a Escola de Comunicação e Artes da USP. Embora sempre ligado a tarefa de ensino, Victor exerceu vários cargos administrativos na unidade, como presidente da Comissão de Graduação, chefe do CRP, vice-diretor e diretor da ECA em 1997-2001.

Victor morreu aos 72 anos, mais uma vítima da covid-19.

†  Prof. Reuven Opher

Apenas no IAG, foram trinta e oito anos contribuindo para a formação de pesquisadores e produzindo conhecimento. No instituto, Opher foi o criador de toda a área de pesquisa em plasmas astrofísicos, magnetohidrodinâmica e turbulência.

Brasileiro por adoção, Reuven Opher nasceu nos EUA, graduou-se em Física pela City University em Nova York, em 1953 e doutorou-se em física nuclear pela Universidade de Harvard em 1958. Por vinte anos lecionou no Instituto de Tecnologia de Israel (Technion); saiu de lá em 1982, quando ingressou no IAG.

Reuven faleceu em sua casa, nos EUA, aos 88 anos.

†  Profa. Walkyria Rossi Monteiro

Walkyria chegou ao Departamento de Botânica do Instituto de Biociências em 1963. Ajudou a consolidar o departamento pelo brilho das suas pesquisas. Uma das fundadoras do grupo de anatomia vegetal, Walkyria introduziu em nosso país os estudos sobre vascularização floral. Após décadas de pesquisas que contribuíram para o reconhecimento do valor do instituto, e, depois de tantos alunos que ajudou a formar; Walkyria aposentou-se.

No dia 16 de maio, a docente faleceu. Não será esquecida; mesmo quem não a conheceu pessoalmente, ao buscar entender a Botânica, descobrirá Walkyria entres as flores mais belas.

†  Jorge Almeida da Costa

Na USP não há apenas professores e alunos. Houvesse apenas eles, a universidade não funcionaria. São milhares de pessoas, trabalhadores, que a mantém funcionando. Limpam, cortam a grama, reparam computadores, protegem o patrimônio, cuidam das pessoas que adoecem, organizam livros e equipamentos de laboratórios, cozinham… Tantas coisas feitas por muitas pessoas.

Jorge era um desses trabalhadores cuja importância por vezes é menosprezada. Funcionário do Instituo de Ciências Biomédicas desde 1992, Jorge Almeida da Costa era contador. Cuidando das finanças, Jorge dava condições para que o instituto se mantivesse vivo e saudável. Foram 28 anos de trabalho.

Infelizmente, Jorge faleceu no dia nove de dezembro. Mais uma vítima de covid-19.

†  José Hermes dos Santos

No dia treze de novembro, faleceu o Sr. José Hermes dos Santos. José trabalhava como vigia da FMVZ. Foram 31 anos de serviços nos quais José fez inúmeros amigos na faculdade em razão do seu ótimo humor, cordialidade e educação.

†  Maria Teresa Picinoto Maglia

Funcionária aposentada do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da FMRP, Maria faleceu no dia dez de dezembro.

Todas as unidades da USP foram contatadas, nem todas responderam. Os nomes acima foram fornecidos pelas unidades e pelos institutos que retornaram o contato do JC.

Está faltando alguém?
Caso tenha conhecimento de alguma pessoa a ser homenageada, que fazia parte da comunidade uspiana e veio a falecer por conta do novo coronavírus ou outras decorrências, entre em contato com o JC.