Os inumeráveis da USP (Edição 515)

por Bruno Militão e Natasha Teixeira

Arte: Luana Franzão

Meses adentro da pandemia do coronavírus, a reação apática aos números diários de mortos e infectados parece se naturalizar. Seguindo a iniciativa do site Inumeráveis, para nos lembrar da história e significado de cada vida levada durante esse período, o JC entrou em contato com todas as unidades da USP para homenagear os membros da nossa comunidade que nos deixaram, em decorrência da covid-19 ou por outras complicações, de janeiro a maio de 2021.

† Profª Elfriede Marianne Bacchi
Professora Titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, foi vice-diretora da unidade e por 45 anos dedicou-se ao ensino na formação de centenas de jovens farmacêuticos, à saúde no desenvolvimento de suas pesquisas nos âmbitos nacional e internacional, com profissionalismo e competência.

Nilton Barreto dos Santos
Pós-doutorando do Departamento de Farmacologia do ICB-USP, Nilton ingressou no ICB como aluno de pós-graduação em 2012, para desenvolver seu doutorado na área de Neuroendócrino-Farmacologia. Atualmente, pesquisava os impactos da covid-19 no sistema nervoso central. Esses anos de convivência nos brindaram com uma pessoa alegre, dedicada e de incansável amor pela ciência. As memórias que guardamos do companheiro generoso, sempre disposto a ajudar quem precisava, ficarão para sempre.

† Prof. Jarbas Arruda Bauer
Professor Sênior do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB-USP. Foi Professor Titular e Chefe do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento. Contribuiu para o ensino de histologia e neurociências na graduação e pós-graduação. O “Tio Bauer” será para sempre lembrado, pelos seus “Tiburcinhos”, como chamava carinhosamente todos os alunos, por sua imensa generosidade, bom humor, humildade, conhecimento e disponibilidade para auxiliar quem quer que o procurasse.

† Luis Antonio Sanches Justo
Luis Antonio Sanches Justo foi funcionário da ECA por 34 anos, onde foi chefe e diretor da gráfica. A Diretoria da ECA lamenta profundamente o seu falecimento e presta sua solidariedade aos amigos e familiares pela inestimável perda.

† Claudionor Guimarães
Foi servidor dedicado e atuou por 33 anos no Serviço de Fiscalização e Segurança da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC).

† Profª Scintila Almeida Prado Por
Oceanógrafa e docente do Instituto Oceanográfico (IO) da USP entre 1961 e 1985, atuou na área de zooplâncton marinho. Após sua aposentadoria, fixou residência em Israel, onde trabalhou na Hebrew University. Retornou ao Brasil em 2015. Faleceu em decorrência de complicações relacionadas à covid-19.

† Profª Marta Vannucci
Nascida na Itália e naturalizada brasileira, Marta Vannucci era naturalista, formada em História Natural pela USP em 1942. Depois de defender o doutorado em 1944, foi convidada para ser assistente da cadeira de Zoologia até 1950. Estruturou a seção de Oceanografia Biológica, embrião do Departamento que hoje se encontra no Iousp. Em 1966, foi a primeira mulher eleita na assembleia geral da Academia Brasileira de Ciências. Diretora do Iousp entre 1964 e 1969, se afastou da Universidade em 1970, quando se candidatou a um posto oferecido pela Unesco no Instituto Oceanográfico da Índia. Aposentou-se do Iousp em 1974.

† Concílio Consolo
Ingressou no Instituto Oceanográfico da USP em 1997. Exerceu durante muitos anos suas atividades na função de Técnico Administrativo na Biblioteca do Iousp. Faleceu em decorrência da covid-19.

† Patrícia Perez Cardoso Machado
Foi secretária da Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP.

† Prof. Antonio Brancaglion Junior
Foi professor orientador da área de Estudos Árabes do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de pesquisador visitante no Institut Français d’Archéologie Orientale do Cairo.

† Profª Lineide do Lago Salvador Mosca
Professora da área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, coordenava o Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (Gerar) desde 1994.

† Profª Ana Maria Marques Marangoni
Professora da área de Geografia Humana do Departamento de Geografia da FFLCH.

† Prof. Alfredo Bosi
Professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH. Leia mais sobre vida e obra do professor e pesquisador na reportagem O ser de Alfredo Bosi além do tempo, publicada pela editoria de Cultura do JC na edição 515.

Está faltando alguém?
Caso tenha conhecimento de alguma pessoa a ser homenageada, que fazia parte da comunidade uspiana e veio a falecer por conta do novo coronavírus ou outras decorrências, entre em contato com o JC.