Os inumeráveis da USP (Edição 516)

 

por Anderson Lima, André Amorim, Ana Luiza Cardozo, Emylly Alves, Gabrielle Abreu e Suzana Correa-Petropouleas

Arte: Luana Franzão

 

Meses adentro da pandemia do coronavírus, a reação apática aos números diários de mortos e infectados parece se naturalizar. Seguindo a iniciativa do site Inumeráveis, para nos lembrar da história e significado de cada vida levada durante esse período, o JC entrou em contato com todas as unidades da USP para homenagear os membros da nossa comunidade que nos deixaram – em decorrência da covid-19 ou por outras complicações –  de janeiro a junho de 2021.

  • Dante Contin Neto 

Dante era professor aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e atuou junto ao Departamento de Hidráulica e Saneamento. Faleceu no dia 22 de maio de 2021, aos 78 anos.


  • Enoque Estevan da Silva

Enoque era funcionário da segurança do Museu Paulista pela empresa Albatroz e completou 50 anos em 3 de dezembro de 2020 . Trabalhava no Museu desde outubro de 2016 e faleceu em 26 de maio de 2021. Ao lado do colega Ezequiel, que morreu pouco mais de um mês antes, Enoque é lembrado pela comunidade uspiana como um chefe de família que dedicou seus dias na prestação de serviços junto ao Museu, ‘‘permanecendo na linha de frente e nos ajudando a cuidar desse enorme patrimônio’’, divulgou a instituição. O Museu e a comunidade USP lamentam a perda precoce dos membros da Universidade.


  • Ezequiel Teixeira Tardioli

Ezequiel era funcionário da segurança do Museu Paulista pela empresa Albatroz e faleceu aos 45 anos, em 10 de abril de 2021. Trabalhava no museu desde outubro de 2017. O óbito aconteceu uma semana antes de seu aniversário, deixando esposa e filhos. O Museu prestou condolências à família e homenageou Ezequiel e seu colega, Enoque, lembrados pela comunidade da instituição como ‘‘chefes de família que dedicaram seus dias na prestação de serviços junto ao nosso Museu, permanecendo na linha de frente e nos ajudando a cuidar desse enorme patrimônio’’.


  • Prof. Kenitiro Suguio

Kenitiro Suguio (6 de novembro de 1937 —  26 de maio de 2021) foi Professor Emérito pelo Instituto de Geociências (IGc) da USP, onde permaneceu como professor, orientador e escritor em Geologia Sedimentar. Fez sua graduação no curso de geologia em 1962 e, doutorado no mesmo curso em 1968, ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP. Sua produção bibliográfica está, possivelmente, entre as mais extensas da geologia sedimentar brasileira, além de ter sido considerado um docente-pesquisador modelo, ou “pesquisador paradigma”, título que recebeu da USP em 1992. 


  • Prof. Luis Alberto Avaca

O Professor Luis Alberto Avaca ingressou no Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC) da USP em 1974. Em 1991, implantou o Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos (GMEME) do IQSC, que continua atuante. Sua destacada carreira trouxe reconhecimento nacional e internacional: foi Diretor da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) por 6 anos, e representou o Brasil na Sociedade Internacional de Eletroquímica (sigla ISE, em inglês) como Secretário Nacional por 4 anos e também como Vice-Presidente por um triênio. Faleceu no dia 19 de fevereiro de 2021, após 36 anos dedicados ao ensino, pesquisa e formação de novos profissionais. 


  • Miguel Angelo Thompson Rios 

Miguel Angelo Thompson Rios (1964-2021) foi egresso do Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Deixou um legado incrível como pessoa e professor. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie em 1986, defendeu no IO-USP o mestrado (1994) e doutorado (2004) em Oceanografia Biológica. Jamais deixou de ser estudante e levou à Educação todo seu potencial e amor à causa. 


  • Otávio Barbosa

Otávio (1965-2021), falecido em 12 de maio de 2021, aos 56 anos, era servidor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP onde atuou por 35 anos junto ao Departamento de Engenharia de Materiais.Em uma rede social da Escola diversas pessoas prestaram condolências pela sua partida, “grande Otavio, nosso grande amigo e professor! será sempre lembrado por quem conviveu e pode aprender tanto com vc! descanse em paz meu amigo!”, escreveu Bruno Pardal. 


  • Oziel do Carmo Santos

Oziel do Carmo Santos (1960-2021) foi mestre do Barco de Pesquisas Veliger II do Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Executava suas funções na Base de Pesquisas “Clarimundo de Jesus” do IOUSP, em Ubatuba-SP. Realizou muitos trabalhos, viabilizando pesquisas e a formação de discípulos por muitos anos. 


  • Paulo César Ribeiro

Paulo (1956-2021), faleceu em 20 de maio de 2021, aos 65 anos, era professor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP junto ao Departamento de Engenharia Química e estava na instituição há 42 anos. Em uma rede social da Escola diversas pessoas prestaram condolências pela sua partida, “Meus sentimentos! Prof. Paulinho acolhedor e coerente. Esteja em paz”, escreveu Patrícia Mijone. 


  • Paulo Mendes da Rocha

Paulo (1928-2021), falecido em 23 de maio de 2021, aos 92 anos, era professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP) onde atuou entre os anos de 1961 e 1998. Em vida, foi homenageado com o título de Professor Emérito, em 2010, a maior honraria acadêmica. A FAUUSP prestou homenagem lembrando que “sua atuação na FAUUSP foi definitiva para a formação de gerações de profissionais e, ainda hoje, determinante para discentes e docentes. Sua obra e suas amplas contribuições permanecem como legado insubstituível”. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP em sua rede social, também, lamentou a morte lembrando que “Paulo Mendes da Rocha manteve relação muito próxima com o MAC USP ao longo de sua história”. E que o arquiteto “projetou três sedes para o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em três momentos distintos da sua carreira e da história da cultura arquitetônica no Brasil”. O texto completo publicado pelo Museu pode ser acessado através do link  O MAC USP e seus colaboradores lamentam profundamente a morte do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.


  • Prof. Renato Cecchini

O Prof. Renato Cecchini foi membro do corpo docente do Instituto de Química (IQ) da USP de 1953 a 1995. Concluiu seu doutorado em 1962, sob a orientação do Prof. Simão Mathias, o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Após sua aposentadoria, continuou colaborando no ensino teórico e experimental de diversas disciplinas de graduação como Professor Sênior do IQ-USP até seu falecimento em 20 de março de 2021. 


  • Ricardo Lima da Silva

Ricardo Lima da Silva cursava o sexto ano de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) e era morador do Conjunto Residencial da USP (CRUSP). Seu falecimento prematuro mobilizou colegas, professores e funcionários em torno da discussão sobre saúde mental, acesso e permanência estudantil na Universidade.


  • Prof. Sérgio Mascarenhas

Sérgio Mascarenhas de Oliveira (2 de maio de 1928 – 31 de maio de 2021) foi um físico-químico brasileiro que – além de ter pesquisas relevantes em diversas áreas, como na medicina – foi o responsável por trazer um grande desenvolvimento social, científico e tecnológico para o Brasil, em especial para a cidade de São Carlos. Mascarenhas recebeu diversos prêmios como a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002). Foi professor visitante de algumas das principais universidades do mundo, como Princeton, Harvard e o MIT, além de fundador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). 


  • Profa. Sylvia Leser de Mello

Sylvia Leser (8 de abril de 1935 – 3 de janeiro de 2021), fez sua trajetória acadêmica essencialmente na Universidade de São Paulo: graduou-se em filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP em 1961, concluiu seu doutorado em 1972 e a livre-docência em 1985. Iniciou suas atividades como professora em 1961 e atuava no Instituto de Psicologia (IP) da USP como colaboradora sênior até seu falecimento em janeiro deste ano. Com contribuições fundamentais à Psicologia Social, a docente foi fundadora do Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade (LEFAM) em 1993; criadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da USP em 1998; e fundadora do Núcleo de Economia Solidária (NESOL) da USP. 


  • Shigueru Nogao Jr. 

Shigueru (1969-2021), falecido em 18 de maio de 2021, aos 52 anos,  era aluno de Doutorado da Escola Politécnica (Poli) da USP e desenvolvia sua tese junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). A Poli e a sua  Comissão de Pós-Graduação prestaram homenagem ao doutorando lembrando que “desde setembro de 2020, era representante discente na Comissão de Pós-Graduação da Poli, em que foi um membro-colaborador exemplar para o colegiado”. Em uma rede social o Grêmio Politécnico, também, lamentou a perda e lembrou que “toda a Poli perde um estudante dedicado, além de um representante engajado e responsável. Shigueru foi um doutorando qualificado, maciço em sonhos para a nossa Escola. Declaramos luto e deixamos aqui nossas condolências. Desejamos muita força a toda sua família e amigos”. 


  • Prof. Ubiratan D’Ambrosio

Ubiratan D’Ambrosio (8 de dezembro de 1932 – 12 de maio de 2021) foi Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente e orientador da Pós-graduação da Faculdade de Educação (FEUSP), além de integrar o Grupo de Estudos e Pesquisa da Etnomatemática da mesma faculdade. O professor é reconhecido mundialmente por suas contribuições no campo da Educação Matemática, com seus estudos pioneiros em Etnomatemática. 

Está faltando alguém?
Caso tenha conhecimento de alguma pessoa a ser homenageada, que fazia parte da comunidade uspiana e veio a falecer por conta do novo coronavírus ou outras decorrências, entre em contato com o JC.