ECursinho: conheça o novo cursinho popular da USP criado por alunos da ECA

Aulas começam no dia 9 de agosto. Processo seletivo para professores e plantonistas está aberto até 7 de julho

 

 

por Amanda Mazzei

Reunião virtual da coordenação do ECursinho. Reprodução: ECursinho

 

Não basta esforço para ingressar em uma universidade pública. A falta de acesso à educação de qualidade em todos os níveis de ensino é um dos maiores obstáculos para quem sonha estudar nas federais e estaduais. 

Em um país marcado por diversas desigualdades socioeconômicas, a oferta insuficiente de vagas nos cursos de graduação e os critérios de seleção para ingressar na universidade excluem muita gente —  principalmente estudantes pertencentes a grupos sociais vulnerabilizados. Quem não alcança pontuações altas nos vestibulares fica de fora, e é nesse momento que um cursinho popular pode fazer a diferença, preenchendo lacunas educacionais de quem não pode pagar por aulas particulares.

Os cursinhos populares da USP, também chamados de comunitários, são vários. Criados e mantidos por alunos, muitas vezes de forma totalmente independente, os mais de 15 cursinhos são tocados por uspianos em São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos e Lorena. O mais novo deles é o ECursinho, fundado por estudantes da Escola de Comunicações e Artes (ECA), que é voltado a alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica e vai começar suas aulas no dia 9 de agosto. 

As inscrições para alunos já se encerraram, mas o processo seletivo para professores e plantonistas voluntários está aberto até 7 de julho. É possível acessar os editais e os formulários de inscrição neste link. As aulas, gratuitas, serão de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, totalmente online. 

“Como estudantes, devemos continuar lutando pela democratização da educação”

“Há mais ou menos dois meses atrás, eu e um grupo pequeno de amigos começamos a fomentar a ideia de criar um cursinho popular na ECA, que de início parecia muito distante de acontecer”, conta Joaquim de Moura, calouro do curso de Publicidade e Propaganda, de 17 anos. Ele é Supervisor de Comunicação e Criação do ECursinho, e acredita ser muito importante que os estudantes se apoiem, “lutando pela democratização da educação, permanência nas universidades públicas e inserção de minorias sociais nestes espaços”. 

Apesar das dificuldades impostas pelos tempos de pandemia, a ideia cresceu e logo encontrou bastante aderência entre ecanos de diversos cursos, idades e perfis. “Com o passar das semanas começamos a mobilizar mais e mais pessoas para participar dessa ação voluntária de tanta importância.”

Joaquim explica que a gestão do ECursinho é um grupo muito diverso: “o que nos aproxima é o fato de que a grande maioria compõe uma minoria social e enxerga todas as falhas do nosso sistema”. A organização é composta por calouros e veteranos, vindos de escolas públicas e particulares.

“Nosso objetivo parte do ponto de que, por termos conseguido ingressar em um espaço tão elitista e de tanta exclusão, precisamos usar de nossos diferentes locais de fala, experiências pessoais e conhecimentos para moldar o sistema e permitir que mais pessoas como nós ingressem na ECA-USP”, afirma.

Esse é o caso de Carlos Eduardo Marcelino, de 20 anos, membro do núcleo de comunicação do ECursinho. Preto e de escola pública, ele é veterano do segundo ano de Publicidade e Propaganda e tem grandes expectativas para o projeto. “Eu também já fiz cursinho popular e sei como é difícil [o momento do vestibular]. Cursinho é algo muito caro, e realmente agrega muito para quem tem esse sonho de entrar na USP, como eu tinha.” 

Carlos está muito satisfeito com a repercussão do lançamento do projeto: “em poucos dias, conseguimos muitos seguidores no Instagram e as informações que divulgamos tiveram um alcance enorme, então já imaginei que veríamos várias pessoas interessadas. Vi que era um projeto sólido e fiquei feliz com isso”. Ele diz que está muito animado para conhecer os alunos, o corpo docente e tocar o cursinho. “As minhas expectativas são as melhores. Qualquer pessoa que se sentir auxiliada por nós vai nos trazer uma grande felicidade.”

Também integra a organização do ECursinho, no núcleo de comunicação, o calouro Wesley Macedo Cordeiro, de 21 anos, também do curso de Publicidade e Propaganda. “Vai ser incrível ver pessoas que não acreditavam que poderiam estar no ambiente universitário perceberem que podem sim estar nesse ambiente. Vamos fazer de tudo para ajudá-las, e a equipe é muito dedicada, tem muita paixão.”

Wesley estudou em escola pública e conta que a universidade era algo impensável para si mesmo e muitos colegas. “Meu pai é zelador aqui em São Paulo, e no meio em que vivi, nos tempos de escola, a faculdade pública era uma lenda. Eu sei como é duvidar, achar que não vai chegar lá. Por isso, a sensação de passar no vestibular é maravilhosa. Quero que as pessoas sintam isso, acho que essa é a minha maior motivação.” 

Desafios para um cursinho popular independente 

Joaquim de Moura explica que a iniciativa é totalmente independente e todos trabalham de forma voluntária. Não há taxa de inscrição no processo seletivo ou na matrícula, nem cobrança pelas aulas. Por isso, o financiamento é uma questão importante e a equipe está estabelecendo uma série de parcerias. 

“A gente quer dar o melhor para os alunos do cursinho, e dar o melhor, querendo ou não, é algo que passa por questões financeiras complicadas. Mas esse é um desafio normal, não é nada que está nos impossibilitando”, complementa Wesley. 

Sobre as relações do cursinho com a USP, Joaquim conta que a universidade ainda não tem participação no projeto, mas vê essa interação como uma perspectiva futura. “É uma ideia que está sendo construída aos poucos e que levará mais tempo para que seja institucionalizada. Mas a aprovação e incentivo de diversos professores de dentro da ECA nos faz pensar que as chances de nos instituirmos de forma fixa na nossa universidade está muito próxima de acontecer.”

Arte: ECursinho

 

Processo seletivo para professores e plantonistas

Inscrições: Abertas até 07/07 no link.
Edital do processo seletivo: Disponíveis neste link.
Início das aulas e plantões: Aulas começam no dia 09/08, e plantões no dia 11/08.
Horários das aulas e plantões: Aulas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. Plantões de segunda a sexta-feira, das 18h às 18h50.
Contatos do ECursinho: Instagram | Twitter | Site | cursinhopopularecausp@gmail.com