Os inumeráveis da USP (Edição 517)

 

 

por André Derviche, Adriana Teixeira, João Mello e Sofia Kassab

Arte: Luana Franzão

 

Meses adentro da pandemia do novo coronavírus, a reação apática aos números diários de mortos e infectados parece se naturalizar. Seguindo a iniciativa do site Inumeráveis, para nos lembrar da história e significado de cada vida levada durante esse período, o Jornal do Campus entrou em contato com todas as unidades da USP em busca de homenagear os membros da nossa comunidade que nos deixaram, em decorrência da Covid-19 ou por outras complicações, em Junho de 2021.

 

José Moacyr Vianna Coutinho

José se formou em História Natural pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e se tornou professor do Instituto de Geociências em 1945, tendo ministrado aulas de mineralogia e petrologia. Além disso, foi comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências da Terra. O docente, aposentado desde 1978, ajudou a criar o curso de geologia da USP e foi um dos responsáveis pelo estabelecimento do Instituto de Geociências da USP. Era reconhecido em sua área e admirado por colegas, tendo alicerçado o uso do microscópio petrográfico. Além disso, ensinava de maneira descontraída com o “Coutinhoscopio”, um aparelho que simula algumas propriedades óticas. José faleceu no dia 25 de Junho de 2021.


Lair da Silva Loureiro

Egresso da Faculdade de Direito da USP, Lair ingressou na Magistratura paulista em 1955. Ao longo da carreira, trabalhou nas comarcas de Guaíra, São Joaquim da Barra, Itanhaém, Caçapava e na Capital. Em 1972, foi promovido para o 2º Tribunal de Alçada Civil. Em 1979, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Exerceu a Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (1987) e, também, a Presidência (1987-1990). Foi eleito vice-presidente do TJSP para o biênio 1992/1993. Atuou como decano da Corte estadual paulista a partir de janeiro de 1996 e aposentou-se em dezembro do mesmo ano. Seu falecimento ocorreu no dia 26 de Junho de 2021.


Luiz Matas

Luiz foi motorista do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Aos 22 anos, ele ingressou no serviço público estadual como motorista na Secretaria de Negócios da Educação. Luiz era bastante querido em sua comunidade e era apaixonado pelo ferromodelismo, tendo colecionado 58 locomotivas e 200 vagões que sintetizam, em miniatura, a paixão desse motorista pelo trem. Luiz faleceu no dia 28 de Junho de 2021, aos 69 anos.


Nicolas Garcia Borges

Nicolas era estudante de Ciências Contábeis na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto e estava no terceiro ano de sua graduação. Ele faleceu no dia 26 de junho de 2021. 


Prof. Nicolau Dionísio Fares Gualda

Nicolau foi engenheiro naval e coordenador do Laboratório de Planejamento e Operação de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LPT/Poli-USP). O docente trouxe contribuições à área civil e às técnicas de simulações digitais, inovando o setor de logística da academia, além de constantemente se preocupar em desenvolver projetos que impactassem a comunidade. Como engenheiro naval e trabalhando no Porto de Santos, notadamente fez o planejamento e a logística que dimensionaram a infraestrutura do Porto. O professor faleceu no dia 9 de Junho de 2021.


Orlando Redentor da Silva

Orlando era operador de ponte rolante na USP e se aposentou em 2014. Conhecido por todos como “Orlandão”, também trabalhou por mais de 30 anos na empresa produtora de aço Gerdau. Ele faleceu no dia 8 de junho de 2021 e faria 61 anos no final do mês.


 Profa. Vânia Debs

Vânia foi professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) por 36 anos, onde também realizou seu doutorado. Na Universidade, foi vice-diretora do Cinusp e vice-chefe do departamento, no qual, no início dos anos 2000, ao lado do professor Carlos Augusto Calil, capitaneou a criação do Curso Superior de Audiovisual, unindo os cursos de Cinema e Rádio & TV. Vânia também possuía uma carreira consagrada como montadora cinematográfica e assinou a montagem de mais de 30 filmes, entre eles “Baile Perfumado”, de Ferreira e Paulo Caldas, “Alvorada”, de Lô Politi e Anna Muylaert, “Árido Movie”, de Lírio Ferreira, e “Durval Discos”, de Anna Muylaert. Aos 68 anos, no dia 13 de junho de 2021, a professora faleceu.


Prof. Vicente Borelli

Vicente foi diretor (1981-1984) e Professor Emérito da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-USP), na qual também formou-se médico veterinário, em 1961, e onde defendeu mestrado e doutorado. Ele foi considerado um dos maiores responsáveis pela democratização da formação de novos médicos veterinários no Brasil, tendo sido membro de Comissões de Especialistas do Conselho Federal de Educação, do Ministério da Educação (MEC), e participado da criação de 11 universidades no País. Além disso, atuou como professor e consultor para a instalação dos cursos de Medicina Veterinária em mais outras 22 instituições de ensino. Na FMVZ-USP, participava do Programa de Pós-Graduação de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, mestrado e doutorado desde 2012. O professor faleceu no dia 22 de Junho de 2021.

Está faltando alguém?
Caso tenha conhecimento de alguma pessoa a ser homenageada, que fazia parte da comunidade uspiana e veio a falecer por conta do novo coronavírus ou outras decorrências, entre em contato com o JC.