Exercícios físicos em casa atenuam impactos da pandemia

Especialistas e alunos da USP relatam experiências e indicam caminhos para manter a saúde física e mental através da prática de exercícios físicos

 

 

por Beatriz Carneiro, Gabrielle Abreu e Kaynã de Oliveira

Arte: Beatriz Carneiro

 

Em um momento que colocou em xeque a saúde física e mental dos seres humanos, os exercícios físicos mostraram-se como grandes aliados para a manutenção de uma vida saudável. Com a pandemia do coronavírus, a prática de modalidades esportivas teve de ser alterada com as medidas de isolamento social. Mesmo assim, para muitas pessoas, os exercícios foram ferramentas importantes para manter a atividade do corpo em um contexto em que ficar confinado virou recomendação sanitária.

As principais mudanças causadas pela pandemia se deram na forma como as pessoas praticam seus exercícios físicos, os quais passaram a acontecer mais frequentemente em ambientes abertos, com distanciamento e máscara, ou até mesmo em casa, com acompanhamento online. “Essas possibilidades apresentam resultados tão iguais ou até melhores que o treinamento convencional principalmente na quarentena”, aponta o professor e educador físico Acácio Moreira Neto, da Faculdade de Medicina da USP.

Para quem pratica, os benefícios de fato podem ser comprovados. “Desde quando eu comecei a me exercitar mais, mesmo que num ambiente online por conta da pandemia, eu percebi uma melhora física e psicológica, dentre elas eu posso citar uma melhora na minha coluna e na minha postura”, afirma Luigi Caires, estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da USP, que também destaca melhora na concentração.

Além dos impactos físicos, como o desgaste do corpo e até a vulnerabilidade perante à covid-19, a pandemia trouxe implicações de ordem psicológica com a alteração da rotina e dos hábitos pessoais. É nesse contexto que os exercícios físicos ganham ainda mais relevância. A psicóloga Giovanna Souza, pós-graduanda em Neurociência pela FM-USP, indica que “o exercício melhora nossa autopercepção e a nossa sensação de eficácia, que é sentir-se capaz de alcançar objetivos e ter satisfação. Melhora também o senso de competência e autoestima, aspectos que são importantes de serem trabalhados durante a pandemia”.

Para saber mais ouvindo o episódio completo do “Vozes do Campus”!