O impacto do cansaço na mudança de rotina de trabalhadores e estudantes

por Matheus Nascimento

Foto: Pxhere

Nossos corpos nunca ficaram tão exaustos quanto nesses últimos dois anos. A utilização de espaços de home office por profissionais das mais diversas áreas e também estudantes gerou um grande bloqueio na rotina pessoal desses usuários, que tiveram que se adaptar repentinamente a essa nova perspectiva em que se realiza com maior frequência as  atividades remotas.

A chamada Ginástica laboral, ganhou um pouco mais de visibilidade nesse período. Ela se enquadra em uma área muito abrangente onde o diagnóstico médico é preventivo para as consequências negativas da alta exposição ao trabalho excessivo em longos expedientes no trabalho ou ao cansaço corporal de estudantes com seus movimentos restritos em uma cadeira — sejam elas convencionais ou apropriadas para escritório.

A questão educativa de funcionários e estudantes sobre a importância do bem-estar do corpo durante longos períodos de exaustão é um processo que se por algum motivo não foi desenvolvido durante a pandemia de covid-19 nos espaços de home office, será certamente um cenário urgente e amplamente utilizado nos próximos anos. Até porque a realização de planos e atividades, sejam profissionais ou escolares, continuarão sendo programados por cada um dentro de suas próprias rotinas em casa.

A tendência durante o isolamento social foi o abandono de práticas esportivas justamente por essa sobrecarga de atividades dos estudantes em seus respectivos cursos e de tarefas profissionais nas suas rotinas. Os alongamentos laborais escalonados durante o dia apresentam muitos benefícios para uma preparação dos organismos para uma atividade física posterior mais intensa.

Bem-estar de uma vida com menos dores

Apostando na criatividade e na adaptação, cada pessoa que se interessar em prevenir lesões sérias no futuro ou apenas sentir um relaxamento muscular instantâneo deverá seguir um guia adequado com tempo ideal de estimulação de articulações e músculos ideais para cada corpo. Por isso, muitas das vezes a procura de um profissional da educação física é importante para a comprovação das reais necessidades dos pacientes.

Com o apoio de Jonatas Nogueira, colaborador e educador da Efeerp-USP (Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto), o JC disponibiliza um guia de alongamentos completo para o alívio das principais reclamações de indisposição corporal causadas pela frequência de movimentos repetitivos e de exposição a posições sentadas ou em pé que geram muito desconforto em áreas do corpo humano.

Hugo Tourinho Filho, professor da faculdade citada, tem uma ampla experiência no campo Ciência da Saúde. Ele confirma que o mais interessante das possibilidades proporcionadas pela Ginástica laboral é a facilidade de adequação da sequência de alongamentos pelos praticantes.

Não será necessário a procura de equipamentos domésticos ou próprios de academia para a realização.  Além de serem movimentos extremamente fáceis também são considerados de baixa duração e pouca intensidade, pois o resultado a ser alcançado é a manutenção da produtividade dos movimentos corporais durante o dia.

A dor local na coluna lombar e cervical, nos braços e pernas poderá ser controlada com a frequente realização dos exercícios. Cada alongamento pode ser feito durante 30 segundos com pausas também na mesma duração.

Guia de Exercícios Laborais que podem ser realizados em pé e sentado em espaços restritos de trabalho e estudo:

Arte: Beatriz Sardinha/JC