7 comidas que você não pode deixar de provar na USP

Barracas da Universidade trazem pratos únicos, saborosos e com muita história por trás

por Thomas Toscano

Arte: Sebastião Moura / Imagens: Thomas Toscano

Uma das experiências que fez falta durante os dois anos de pandemia foi a vivência no campus da USP, conhecer a variedade de lugares que a faculdade oferece para os alunos  e compartilhar isso com os amigos. Para aproveitar o retorno da melhor forma, nada melhor do que conhecer a Cidade Universitária com algo que guarda um espaço especial no coração da comunidade uspiana: os diferentes pratos que se encontram pelo campus.

Nesse guia, vamos conhecer algumas exclusivas opções de alimentação no campus de São Paulo. Vamos à lista:

1. Hot-Dog do Big Dog

Fotos: Thomas Toscano/ JC

Fundado em 1977, o Big-Dog começou como uma simples barraquinha de pipoca, que começou a ganhar o carinho dos alunos e funcionários. A mãe da dona Cida logo a trouxe para ajudar e, com o tempo, passou a pegar gosto pelo clima da USP. Ela é quem comanda há mais de 40 anos, junto de seu esposo Arnaldo, a bem sucedida barraca de hot dogs.

O cachorro quente é servido com purê de batata, ervilha, milho, ketchup, mostarda, vinagrete, batata palha, requeijão e o toque final: queijo ralado por cima, que dá um sabor único ao lanche. É tudo que se pode esperar de um excelente hot dog paulista, o purê vem quentinho, a porção é muito generosa e, se pedir o “completão” — com duas salsichas — é garantia de uma boa refeição, sem precisar de muito mais. O “completão” sai por R$15,00.

Praça do Relógio Solar, 24

2. Tapioca da Rainha da Tapioca

Para sobremesas, a barraca que mais chama a atenção das tantas do Instituto de Química é a lanchonete Rainha da Tapioca, que também está na USP há mais de 20 anos.

Com mais de 20 sabores de tapioca doce, decidi provar o “Invenção do Cliente”, uma tapioca de chocolate, morango e —aí que vem a invenção — um magnífico amendoim ralado. A “invenção” certamente agrada o paladar: os morangos vem frescos, a massa é leve e crocante , o chocolate derretido vem com ótima textura, não queima a língua e orna bem com o amendoim ralado. Em média, as tapiocas doces custam R$14,00.

Av. Prof. Lineu Prestes, 748

3. Café da manhã na USPÃO

Para as opções de Café da manhã, nenhum lugar é mais charmoso que a USPÃO. Com o melhor nome de lanchonete na USP, a padaria serve também os moradores do CRUSP, sendo parte da estrutura de prédios.
O lugar é rodeado de árvores e estudantes, tendo um clima muito agradável para começar o dia. Por R$11,00 pode-se tomar um excelente suco natural de laranja, feito na hora, com um belo pão na chapa com requeijão. Bem generoso e com preço muito justo, é uma ótima opção de parada rápida antes da aula.

Avenida Professor Mello Moraes, Tv. 8, 1235

4. Hamburguer da Dona Leoa

A Dona Leoa, lanchonete da Escola de Comunicações e Artes (ECA), administrada pela dona Monyca, traz as mais variadas opções para quem tem fome, desde pequenos lanches até pratos feitos com buffet. Monyca ganhou o apelido de leoa tanto por ser também “mascote” da ECA, quanto por sempre batalhar para manter seu restaurante funcionando, inclusive depois da pandemia.

Atualmente, os PF’s ainda não voltaram, mas Monyca trouxe inovações para a reabertura. O Hambúrguer Gourmet, que mistura receitas de dois restaurantes, é uma excelente opção para quem gosta dos smashs e de muita batata frita. Prato saboroso, bem temperado, e que vale os R$ 22,00 para uma ótima experiência antes ou depois da aula.

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 465

5. Cafezinho na Tia Bia

A barraca da Tia Bia conta com uma história muito próxima da comunidade uspiana. Nos 35 anos de existência, já foi ameaçada de fechamento algumas vezes e contou com a mobilização dos alunos para se manter operando. Outra “leoa”.
É um dos lugares mais agradáveis para um lanchinho ou cappuccino, muito arborizado e ao lado do prédio da Letras. Repleto de chocolate, a bebida vem bem quente e muito saborosa; o café não é muito forte e não requer açúcar, mas fica melhor ainda com um pouco de canela.O preço da bebida fica por conta do leitor, já que a minha recebi por cortesia.

Av. Prof. Luciano Gualberto, 298.

6. Restaurante Sweden

O restaurante Sweden é conhecido por bons pratos e pelo preço salgado e, de fato, suas famas tem razão. O valor do buffet é muito mais caro do que o bandejão — R$2,00 — e não condiz com a realidade de muitos alunos da USP. Porém, seja funcionário ou aluno, a comida do restaurante pode ser uma boa pedida para ocasiões especiais, comemorações ou pelo prazer gastronômico.

Com buffet incluindo iguarias como cação, risotto de abóbora, drumet de frango e um bom repolho, o preço elevado vale a pena pelo sabor incrível de tudo no prato. Independentemente da preferência, a comida vai ser muito boa e fresca, valendo a visita. Comendo um prato razoável (aprox. 350g), o valor sai por R$ 32,60.

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908

O gosto é único, derrete na boca e alegra os fins de tarde passeando pelo campus da Universidade. A porção com 3 unidades custa R$ 6,00 e a experiência não sai da memória.

Tv. R, 187 – Butantã, São Paulo, ao lado do bandejão da física.