Após reforma, piscinas do Cepeusp voltam a funcionar

Conjunto aquático é frequentado com as piscinas múltiplas reformadas

por Beatriz Herminio

Fotos: Beatriz Herminio/JC

No segundo semestre de 2021, diversas atléticas da USP retornaram aos treinos nos espaços do Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp), que estava fechado devido à pandemia. Os treinos de natação e as aulas nas piscinas, contudo, só voltaram a ser realizados em março deste ano, quando o conjunto aquático da universidade voltou a funcionar, após passar por algumas reformas. 

As reformas foram feitas nas piscinas múltiplas do conjunto, e tiveram início em junho de 2021. De acordo com o diretor Emílio Miranda, foram reformadas tubulação, rede de captação e filtragem de água e a rede elétrica, bem como a troca das bombas e das plataformas de saltos.

Mesmo com a pandemia e com as piscinas fechadas, algumas atléticas continuaram treinando. Foi o caso da equipe de natação da Faculdade de Economia e Administração (FEA), que realizava apenas treinos físicos, de forma online ou em espaços da universidade, ao ar livre. Conforme outros esportes voltaram a treinar nas dependências do Cepeusp, a equipe alugou piscinas das faculdades de medicina da USP. Outras atléticas, como a da Escola de Comunicações e Artes (ECA), só retornaram às piscinas com a reabertura do conjunto do Cepe este ano. 

Adversidades como chuvas fortes e temperatura das piscinas igual ou inferior a 18°C levam ao fechamento do conjunto aquático. Por isso, ele permanece fechado no inverno, em junho, e reabre em setembro. Para alguns frequentadores, a implementação de um sistema de aquecimento seria uma prioridade para resolver essa questão. Emílio, no entanto, afirma que o projeto já é cotado há algum tempo, e a diretoria conversa com outros institutos para implementar novas tecnologias de aquecimento solar nas piscinas, mas ainda não há planos concretos. Uma matéria de 2017 do Jornal do Campus já previa essa reforma, mas até hoje ela não foi realizada. 

Para Gabriel Sales, aluno de economia da FEA e membro da equipe de natação, o aquecimento das piscinas não é essencial, porque elas geralmente apresentam temperaturas adequadas, e um sistema de aquecimento não seria capaz de manter a temperatura no inverno. 

Quando o conjunto do centro fecha, a equipe em que ele treina aluga uma piscina coberta fora da universidade. “O que é importante mesmo e faz falta especialmente para essa época de inverno é a cobertura de pelo menos uma piscina. Eu sei que a EEFE [Escola de Educação Física e Esporte] tem essa piscina, mas não está disponível para todo mundo, então a gente precisa alugar uma piscina de fora.” 

Gradis dos campos de futebol do estádio do Cepeusp também foram reformados.

Emílio informa que, da última vez em que foi cotada a construção de uma piscina semiolímpica coberta e aquecida, foram calculados gastos de cerca de R$3 milhões. Devido ao alto investimento, outras reformas acabam se tornando prioridade, ele afirmou. Além das reformas das piscinas, outras áreas do centro foram modificadas desde 2020. As três quadras de tênis e as quadras 7 e 8 dos módulos foram iluminadas e tiveram seus pisos trocados, e o campo do estádio foi cercado com a reforma dos gradis.

Como frequentar as piscinas do Cepeusp

A entrada no Conjunto Aquático só é permitida com exame dermatológico atualizado, junto ao cartão de identificação da USP. O exame dermatológico deve ser validado dentro do centro esportivo, na sala 37 ao lado do Velódromo.

O conjunto aquático fica aberto de terça a sexta-feira, das 7h às 18h45, aos sábados das 8h45 às 17h e aos domingos das 8h15 às 16h30. Além de ser utilizado pelas atléticas, o CEPE também oferece aulas de natação, hidroginástica e deep running para as comunidades USP e externa no conjunto aquático.