O retorno do bichusp presencial

por Vinícius Byczkowski

Foto: Aline Novakoski

A prática do esporte universitário e a realização de torneios competitivos são historicamente dois dos maiores mecanismos de integração entre os alunos da USP. Além de saudável, a realização de exercícios físicos promove a socialização e, por conta disso, é organizado pela Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (Laausp) o BichUSP, torneio esportivo disputado anualmente pelos calouros da Universidade.

No começo de 2020, quando os primeiros casos do coronavírus foram confirmados no Brasil, o torneio foi suspenso, assim como as outras atividades acadêmicas presenciais. Em 2021, foi organizado o BichUSP de e-sports, que contava com modalidades disputadas remotamente, como League of Legends, Valorant e xadrez. Já em 2022, com a flexibilização das restrições sanitárias implementadas pelo governo federal, o BichUSP pode, depois de um hiato de dois anos, ser disputado presencialmente.

Iniciada em 26 de março, a primeira etapa do BichUSP 2022 é disputada pelos alunos ingressantes em 2020 e 2021, que tiveram suas edições comprometidas pela pandemia. Os calouros de 2022 disputarão uma segunda etapa do torneio também neste ano. As modalidades disputadas no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) são futsal, voleibol, tênis de mesa, handebol, futebol e basquete.

“O que importa é a cerimônia e a viagem com o time, até mais do que o resultado esportivo”

Além dos alunos de cursos ministrados no campus da Cidade Universitária, onde é disputado o torneio, atletas de outros campi da USP também participam do BichUSP. É o caso de Angelo Bezzon, estudante de administração da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz, a Esalq, campus da universidade em Piracicaba. Junto de seus colegas, ele viajou até a capital para participar da disputa do futsal: “jogar é muito divertido, mas o importante é a cerimônia. Sair de Piracicaba com os amigos, conhecer alunos dos outros cursos, isso vale mais do que os minutos dentro da quadra”.

E o retorno do BichUSP e das atividades acadêmicas presenciais tem sido especialmente importante para retomar a socialização entre os estudantes: “eu nunca tinha conversado pessoalmente com alguns dos meus colegas de time nesses últimos dois anos” – destaca Angelo – “a integração é parte fundamental da vida acadêmica. É legal ter a oportunidade de recuperar essas experiências”.

Bichusp como primeira experiência atlética

O Bichusp também é importante para dar o pontapé na vida do esporte universitário. Por ser o primeiro torneio disputado assim que se ingressa na USP, costuma ser a primeira experiência que os alunos têm para defender as cores de suas escolas. Lucas Emmerich, aluno de engenharia elétrica da Escola Politécnica (Poli), conta sobre seu interesse nos jogos universitários e como o Bichusp o ajudou a se aproximar da sua atlética: “acho que é uma parte importante da graduação, eu ainda não tinha conhecido muito sobre os jogos” – conta – “depois do Bichusp eu planejo participar das outras atividades da atlética, hoje pude conhecer alguns dos veteranos do time de basquete”.

A interação entre os calouros é, naturalmente, a principal finalidade do torneio, mas o Bichusp também cumpre um papel importante: aproximar bichos e veteranos através de seus interesses em comum. Normalmente, os treinadores das equipes participantes são alunos que disputam as modalidades nos times regulares e que, em sua maioria, também disputaram o Bichusp quando ingressaram na faculdade. “Acho melhor do que cair de paraquedas nos treinos” – argumenta Lucas Emmerich – “aqui todo mundo é novo, é uma chance de conhecer o ritmo e alguns dos colegas do time. Acho que o aluno que disputou o Bichusp chega muito mais ambientado no time principal.”

O retorno do torneio também marca, dessa forma, o ingresso de novos alunos dispostos a praticar o esporte universitário. Suspensos desde 2020, os treinos e jogos presenciais têm sido retomados neste ano e atraíram os olhares de milhares de estudantes que foram privados dessas atividades devido à pandemia. “Hoje só jogaram os alunos que entraram em 2020 e 2021, mas são três gerações de calouros vivendo agora essa experiência, acho que ter esse tanto de gente interessada é muito positivo pras atléticas”, aponta Lucas.

Restrições e regras do BichUSP 2022

Apesar da flexibilização das restrições sanitárias e da diminuição do número de casos nos últimos meses, a organização do BichUSP ainda estabelece regras para a participação dos estudantes.

Todo atleta participante precisa apresentar documentação que comprove a vacinação em três doses contra a Covid-19 para participar das atividades, ou então deve assinar um termo de responsabilidade em que justifique a não vacinação e se declare ciente dos perigos que a exposição no torneio oferece à sua saúde. O uso de máscaras faciais é, também, imprescindível, conforme adianta o regulamento redigido pela Laausp. As medidas têm como objetivo diminuir os riscos de contágio durante a realização do torneio.