Giro Cultural USP volta à ativa

Após dois anos com as atividades interrompidas, passeios voltam à ativa

Etiqueta na cor roxa para editoria de Cultura

por Bruno Kristoffer

Foto: Cecília Bastos/Divulgação

O Giro Cultural USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Idealizado há dez anos, ainda em 2012, o Giro oferece passeios gratuitos e busca divulgar o patrimônio cultural, artístico e arquitetônico da universidade, tanto para alunos como visitantes externos. Devido à pandemia da covid-19, o programa encontrava-se de portas fechadas, voltando à ativa no primeiro semestre de 2022.

Durante essa década de atividade, o Giro já atendeu mais de trinta mil pessoas, contando com cinco opções de roteiros dentro e fora da Cidade Universitária. Os passeios de dentro do Campus são realizados de ônibus, partindo do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPE).

O primeiro deles, o Vista Panorâmica, com duração estimada de noventa minutos, apresenta aos visitantes a história da Universidade e os prédios que compõem o Campus. Durante o trajeto, os monitores comentam também sobre o vestibular e as políticas de permanência estudantil na USP.

No Acervo Cultural e no Acervo Científico, os visitantes passam duas horas e meia conhecendo, respectivamente, os espaços culturais e científicos dentro do Campus. As paradas do Acervo Cultural incluem a Biblioteca Brasiliana, o Museu da Educação e do Brinquedo, o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Arquivo Geral da USP. No Acervo Científico são apresentados o Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária, o Museu de Geociências e o Museu de Anatomia Humana.

A USP Conhecendo a USP é um roteiro voltado aos alunos, professores e funcionários dos campi localizados fora da capital. Com ponto de partida na Biblioteca Brasiliana, o tour de 6h passa por diversos pontos importantes da cidade de São Paulo, encerrando no Museu de Arte Contemporânea (MAC), logo em frente ao Parque do Ibirapuera.

A USP e a São Paulo Modernista é o último dos roteiros do Giro Cultural, apresentando aos visitantes a implementação do modernismo em São Paulo, seja na dimensão arquitetônica, urbanística, econômica ou política. O ponto de partida fica na estação do metrô Alto do Ipiranga, e passa por diversos marcos do modernismo da cidade, como o Edifício Copan, e encerrando no MAC.

Os passeios contam com equipes de monitores compostas por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos. Os ônibus são adaptados para pessoas com deficiência e contam com recursos multimídia para uso durante o passeio.

O Giro atende grupos de quinze até quarenta pessoas, e os interessados precisam agendar a visita com pelo menos três meses de antecedência. Para garantir a vaga, é necessário entrar em contato pelo telefone (11) 3091-1190 das 9 às 17h, de segunda a sexta, ou através do e-mail girocultural@usp.br.