Museu do Ipiranga promove exposições no metrô de São Paulo

As exposições estão em cartaz nas estações Sé, Luz e República e oferecem uma prévia da reabertura do Museu do Ipiranga

Etiqueta na cor roxa para editoria de Cultura

por Natane Cavalcante e Vitor Cavalari

Exposição na estação Sé. Foto: Museu do Ipiranga USP

Após nove anos fechado, o Museu Paulista da USP – também conhecido como Museu do Ipiranga – já tem data marcada para reabrir suas portas ao público: 7 de setembro de 2022, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. Com a finalização das obras de restauração, o museu preparou três exposições que estão em cartaz nas estações Sé, Luz e República do metrô de São Paulo.

Com o propósito de divulgar a reabertura do espaço cultural e reacender a memória da população quanto à importância do Museu do Ipiranga, as três exposições instigam a curiosidade de milhares de pessoas que passam pelas estações paulistanas. A inauguração aconteceu no dia 20 de maio e vai permanecer em cartaz até o final do mês de junho. O horário de visitação acompanha o funcionamento das estações. 

A escolha dessas estações de metrô para a exposição temporária não foi por acaso: além de serem espaços de grande circulação entre os paulistanos, as estações Sé, Luz e República conectam diferentes pontos da cidade e facilitam o contato da população com a arte na correria do cotidiano, explica o Professor Paulo César Garcez Marins, curador da exposição e docente da Universidade de São Paulo.

Foto: Thomas Toscano/JC

Essas exposições exploram o acervo e a história do Museu, incluindo informações sobre a reforma e a ampliação atual, além de contar sobre a formação da cidade de São Paulo. Cada estação apresenta um eixo temático. A exposição da República recebe a mostra “A Independência do Brasil na tela: imaginando o grito do Ipiranga”, que traz a história do quadro pintado por Pedro Américo, “Independência ou Morte”, além de conteúdos sobre os restauros realizados na peça. O professor Paulo comenta que essa pintura é um dos itens mais conhecidos do acervo do museu, e isso aumenta o interesse do público em conhecer mais sobre a obra. 

Exposição na estação República. Foto: Thomas Toscano/JC

Na Luz, o tema é “São Paulo – Território em Construção”, com a presença de imagens da paisagem da cidade desde o fim do século 19 até os dias atuais. Já na estação da Sé, a exposição foca no próprio museu, com o tema “Novo Museu do Ipiranga”. A mostra traz imagens históricas do edifício-monumento desde a sua construção, além de informações sobre o projeto atual e seus novos espaços e acervo.  

Paulo enfatiza que as exposições nas estações de metrô são muito importantes não só pela divulgação, mas também para levar o acervo do museu para fora do espaço do museu, para além do Ipiranga. “O museu precisa chegar até a população para estimular o interesse delas pela história do edifício-monumento, suas obras e reinauguração”, afirma.  O Museu do Ipiranga foi um dos mais visitados do país e a expectativa é que após a reinauguração ele retome e supere os patamares de antigamente, completa o professor Paulo.