Férias de inverno na USP: CEPE prepara programação especial de atividades físicas e esportivas

A programação conta com diferentes atividades físicas e esportivas

por Natane Cavalcante e Vitor Cavalari

Fotos: Vitor Cavalari/JC

A partir de 27 de junho, iniciam-se as inscrições para a programação de Férias de Inverno de 2022 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – CEPEUSP. A programação conta com diferentes atividades físicas e esportivas classificadas em modalidades individuais, coletivas e de lutas. Entre elas estão: musculação, circuito HIIT, técnicas de relaxamento, tênis, vôlei, capoeira e judô recreativo.

A ação está alinhada à missão de oferecer à comunidade universitária programas de educação física, esporte, recreação e oportunidade de prática voluntária de atividades físicas, visando o bem-estar.

Para Anastácia Cristina Ferreira, estudante do 5º período de Letras-Russo na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH-USP e moradora do Butantã, o CEPE é um espaço essencial dentro da universidade: “É muito bom, traz um outro ar para a universidade, o que poderia se tornar um ambiente estressante, se torna acolhedor e relaxante. É bom sentir que a universidade valoriza e incentiva experiências para além da sala de aula. Planejo participar de pelo menos uma das atividades”, comenta.

Com uma área de 514.244 metros quadrados, o CEPEUSP dispõe de uma infraestrutura com equipamentos para a prática de diversas atividades física e esportivas que compreende conjunto aquático, campos de futebol, espaço multiuso, pista de atletismo, velódromo, quadras poliesportivas, além da raia olímpica.

A atual infraestrutura se deve aos Jogos Pan-Americanos que em 1975 seriam realizados em São Paulo. Com a necessidade de aumentar a oferta de instalações surgiram recursos para a construção das quadras cobertas, do velódromo e do estádio, tudo dentro dos padrões olímpicos da época. Mas os Jogos não aconteceram aqui devido a um surto de meningite ocorrido em 1974.