Coro de Câmara da USP encerra atividades após corte de bolsas

O grupo integrava ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Música

This image has an empty alt attribute; its file name is universidade.png

por Laura Guedes

Registro da última semana de ensaios. Foto: Arquivo pessoal/Facebook

Reconhecido dentro e fora do país, o Coro de Câmara Comunicantus da Universidade de São Paulo (USP), constituído na Escola de Comunicações e Artes (ECA), parou de funcionar no início de setembro devido a uma redução no número de bolsas do Programa Unificado de Bolsas da USP. Antes com 29 bolsistas, os participantes foram surpreendidos pelo comunicado de que somente quatro pessoas poderiam ser contempladas com a quantia mensal.

A notícia chegou de forma repentina no Departamento de Música, de acordo com Camilla Liberali, coralista do grupo. “Ficamos sabendo pouco antes do retorno para as aulas, em agosto. O projeto foi aprovado, mas só com as quatro bolsas e um coral não se faz com quatro pessoas, mas com muito mais do que isso”, conta a musicista. “Já estava todo mundo inscrito no projeto, com a perspectiva de continuar”, relembra.

“O sentimento geral foi de decepção, tristeza, indignação e desestabilização, pois muitas pessoas realmente dependiam dessa bolsa, que era de R$500,00, para pagar o aluguel, o bandejão…”, lamenta. “Muitos tiveram, de repente, que sair atrás de outros empregos, que muitas vezes não são em sua própria área, perdendo o tempo que poderiam estar estudando”, completa, explicitando o problema da permanência estudantil.

No dia 14 de setembro, alunos do Coral da ECA-USP e do Coro de Câmara Comunicantus cantaram em frente à reitoria da Universidade, em uma manifestação pacífica contra o corte de bolsas.

Perguntada sobre as expectativas do retorno às atividades algum dia, Camilla explica: “Um organismo musical leva tempo para se construir como grupo. São vozes humanas que precisam afinar, timbrar, ter um som característico. Tínhamos essa constância dos ensaios, mas agora estamos parados há três meses e o coro que existia, por mais que volte a receber as bolsas, não existe mais, o trabalho feito se perdeu”. Ela ainda ressalta: “Pode ser que existam novas bolsas e projetos, esperamos que sim, é um desejo do laboratório, mas será outro coro”.

Procurada, a diretoria da Escola de Comunicações e Artes (ECA) declarou: 

“Diante da drástica diminuição de bolsistas PUB do Coral de Câmara Comunicantus – o que claramente inviabiliza a execução do projeto no seu sentido original –, esta Direção solicitou à Pró-Reitoria de Graduação uma reavaliação quanto à quantidade de bolsas ofertadas, para a qual aguarda um retorno.

Esperamos dialogar com a Pró-Reitoria sobre alternativas possíveis para viabilizar este projeto pedagógico tão significativo para o aperfeiçoamento e profissionalização de regentes e cantores de canto coral do curso de Música da ECA”.

Aluisio Augusto Cotrim Segurado, Pró-reitor de Graduação da Universidade de São Paulo, emitiu a seguinte nota para o JC:

“O Programa Unificado de Bolsas (PUB) é um programa de apoio à permanência estudantil, desenvolvido conjuntamente pelas Pró-Reitorias de Graduação (PRG), de Pesquisa e Inovação (PRPI) e de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

O orçamento anual total do programa para custeio das bolsas na edição 2022/2023 é de 35 milhões de reais e sua distribuição se dá após análise de mérito dos projetos apresentados pelos docentes responsáveis lotados em qualquer das Unidades da USP. Na presente edição do PUB a análise de mérito dos projetos foi de responsabilidade das Comissões de Graduação, Pesquisa ou Cultura e Extensão da Unidade à qual o(a) docente proponente do projeto se encontra vinculado.

De modo a poder contemplar todos os projetos recomendados pelas Unidades na etapa de análise de mérito conduzida nas Unidades, o critério de distribuição de bolsas definiu que fossem inicialmente concedidas até 4 bolsas para cada projeto, totalizando 6.297 bolsas. Cabe destacar que nessa primeira concessão, 92,6% dos projetos recomendados pelas Unidades puderam ser contemplados na totalidade das bolsas solicitadas.

Após o término do prazo para indicação dos alunos bolsistas foi possível fazer remanejamento de bolsas remanescentes, de modo que todos os projetos recomendados pudessem receber até 8 bolsas. O projeto relacionado ao Coral de Câmara Comunicantus da ECA está entre os projetos que receberam 4 bolsas adicionais na segunda rodada de concessão, totalizando 8 bolsas”.

Confira o posicionamento da coordenadora do Coral de Câmara Comunicantus, Susana Cecilia Igayara-Souza:

“O projeto Coro de Câmara Comunicantus é anterior ao PUB, e sempre foi concebido como um coro de bolsistas, ou seja, com os coralistas e pianista recebendo bolsas para poderem se dedicar ao curso e especificamente à atividade coral, com algumas bolsas reservadas para a produção de material didático. Nas últimas edições, o coro recebeu o seguinte número de bolsas: 2018-2019 – 36 bolsas; 2019-2020 – 30 bolsas; 2020-1021 – 26 bolsas; 2021-2022 – 29 bolsas. Houve, portanto, alguma variação, mas sempre permitindo manter o objetivo principal: ter um coro de bolsistas, com forte atividade musical, que participou de importantes eventos musicais e também de diversos eventos acadêmicos da USP, como reuniões, abertura de congressos (incluindo o Congresso de Graduação), concertos conjuntos com orquestra no encerramento do ano, entre outras atividades.

Foi, portanto, com surpresa e decepção que recebemos a notícia de que o número máximo de bolsas concedido em 2022 seria de 4 bolsas, porque com isso nós só conseguimos manter o eixo de produção de material didático e tivemos que interromper as atividades do coro, cancelando diversos compromissos assumidos.

Diante dessa resposta, entramos com recurso pelo sistema e a resposta ao recurso explicava que era uma decisão para todos os projetos. Quantitativamente, acho que as bolsas que foram destinadas a outros projetos continuam cumprindo com os objetivos de permanência do PUB, portanto conseguimos entender que, do ponto de vista geral do programa, alunos da USP continuarão recebendo bolsas. Mas do ponto de vista qualitativo, acho que o projeto entregava resultados muito importantes para a música brasileira e para a formação de alunos de música e de outros cursos interessados na atividade musical. Isso foi interrompido.

Nós aceitamos o resultado, destinando as 4 bolsas para a produção de material didático, inclusive porque alguns materiais da edição anterior ainda estavam sendo produzidos. E, infelizmente, aquele projeto tão lindo musicalmente acabou. Nesta edição (2022-2023) vamos concluir a produção de materiais didáticos em andamento, inclusive áudios e vídeos gravados pelo coro, fortalecer as outras atividades corais do Comunicantus: laboratório coral e pensar quais projetos serão viáveis no futuro”.

O que foi o Coro de Câmara Comunicantus?

Grupo reunido para a última semana de ensaios. Foto: Arquivo pessoal/Facebook

Criado em 2013, como parte das atividades do Comunicantus, laboratório coral do Departamento de Música da ECA-USP, foi idealizado pelo professor Marco Antonio da Silva Ramos, coordenador até 2019. A partir desta data, a professora Susana Cecilia Igayara-Souza assumiu a coordenação. O projeto focava na especialização no repertório camerístico que prepara para a atividade profissional. Para os alunos de Mestrado e Doutorado em Performance, permitia o aprofundamento na regência coral.

Uma das principais características do laboratório coral foi a integração entre ensino, pesquisa e extensão, com mescla de alunos de graduação e pós-graduação, sob supervisão dos docentes. O Coro de Câmara Comunicantus atuou em concertos, festivais, encontros nacionais, eventos acadêmicos e pesquisas. A produção de material didático também era um destaque, com editoração de partituras, traduções e transcrições fonéticas dos textos e produção de guias de ensaio e de vídeos de preparação vocal.

O grupo participou de atividades do Programa de Internacionalização do Canto Coral Comunicantus, recebendo regentes do Reino Unido, Holanda, Alemanha, Hungria e Argentina. Em seus últimos anos de existência, atuou, em 2018, como coro de referência no Festival Internacional de Coros de Maringá e recebeu, em 2019, o Prêmio Destaque do Festival da Música Contemporânea Brasileira, em Campinas.