Aplicativo auxilia na organização acadêmica de alunos

Desenvolvido por universitário, app Folki oferece funções que unificam as necessidades dos estudantes

Foto: Isabella Gargano/JC

Por Sofia Zizza*

Especificamente direcionado para alunos USP, o Folki foi criado por Yuri Arado, aluno do curso de Sistemas de Informação do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). O aplicativo disponibiliza recursos como grade horária, atividades do dia e da semana, calendário de tarefas pendentes e controle de faltas e notas.

Com mais de 5.200 usuários até setembro de 2024, o aplicativo vem sendo aprimorado pelo grupo USP CodeLab Sanca, extensão universitária de tecnologia e inovação o qual Yuri lidera.

Ele relata que quando ingressou na USP percebeu que vários alunos tinham problemas de organização com as disciplinas, como atividades esquecidas e problemas na contagem de faltas. “Vários estudantes se organizavam com planilhas no excel ou bloco de notas. Eu quis criar algo que pudesse unificar todas as necessidades em uma
coisa só”, completa.

O desenvolvedor ainda ressalta que o diferencial do aplicativo consiste na intuitividade e facilidade que traz aos alunos da USP. A proximidade da plataforma com a Universidade impulsiona novas atualizações, uma vez que os alunos podem entrar facilmente em contato com ele ou com o grupo de extensão e sugerir novas funcionalidades. Programando em JavaScript, o aplicativo possui código aberto, o que permite que qualquer pessoa possa acessá-lo e analisá-lo. “Pessoas de fora do grupo de extensão também podem criar sugestões de alteração no código e nos enviarem”, explica Yuri.

Por não ser um aplicativo oficial da USP, o uso do Folki pode provocar dúvidas nos usuários a respeito da segurança de seus dados. Yuri explica que o aplicativo utiliza o banco de dados da InCloud, da Amazon. “Isso traz uma segurança maior, por ser um banco de dados grande e de uma empresa confiável”. Ele conta que, vendo o crescimento inesperado de usuários, o próximo passo é adicionar no app termos de privacidade.

Dentre os outros objetivos para as próximas versões do aplicativo estão a inclusão do cálculo de porcentagem de faltas máximas por disciplina, notificações sobre prazos das atividades, adição de grupos de extensão e jornais, além de uma integração com a biblioteca da USP. “Pretendemos expandir também para outras universidades, primeiramente para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por conta de uma semelhança na plataforma com o JupiterWeb”.

*Com edição de Gabriel Carvalho e João Chahad