Bloco de notas: Human Race 10k, Triathlon, Jogos da Liga

Nike+ Human Race 10k (foto: Divulgação)Nike+ Human Race 10k

Quem veio a USP no último dia de agosto pela manhã se deparou com uma multidão vermelha. Mesmo com o clima frio e nublado, 25 mil competidores tomaram as ruas da Cidade Universitária na corrida de 10km Nike+ Human Race. O evento, que também ocorreu em outras 24 cidades de todo o mundo, contou com a participação de várias celebridades e atletas olímpicos como a vencedora da prova feminina de São Paulo, Zenaide Vieira, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Pequim. Movimentando elevadas cifras, a corrida diz ser motivada pelo “potencial da raça humana”, daí seu nome.

Troféu Brasil de Triathlon (foto: Marina Yamaoka)Troféu Brasil de Triathlon

A USP recebeu a 4ª etapa do 18º Troféu Brasil de Triathlon. Esta contou com diversas categorias de participantes como competidores masculinos de 20 à 24 anos, incluindo amputados, deficientes visuais e cadeirantes. A prova reuniu 700 triatletas de 22 estados e também da Argentina, confirmando o fato de ser o principal circuito do Continente na distância. Havia poucos atletas uspianos na prova. Os campeões, dos competidores profissionais, foram os ex-olímpicos Paulo Miyasiro e Carla Moreno que representaram o Brasil em Atenas em 2004. Cada etapa do 18ª Troféu Brasil de Triathlon é sediado em um local diferente do país, para Fellipe Gomes Santos, competidor de Curitiba nessa etapa na USP, “a Cidade Universitária possui uma boa infra-estrutura para sediar um triathlon. As marcações de distância na raia estão corretas e bem indicadas, o asfalto para a corrida é bom, o único problema é para o ciclismo, pois o asfalto tem muitas irregularidades e quando estamos em alta velocidade isso é perigoso”.

Jogos da Liga

Começaram no dia 23 de agosto os Jogos da Liga. A competição, que é organizada pela Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (LAAUSP), conta com 20 associações atléticas estudantis. Com jogos durante os finais de semana, os Jogos da Liga se estendem até Novembro.