Regras de campeonato são alteradas

“Ele joga o melhor que pode, mas o time dele está perdendo” ria Shirlei, 40, que levou os dois filhos e o sobrinho para acompanhar o campeonato de futebol dos funcionários no Cepê, que vai até novembro deste ano. Enquanto isso, o time de seu marido Evaldo Bispo acabava de tomar o quarto gol. 6X0 para o time do ASHC contra o IME, o melhor resultado da segunda rodada.

Novos times surgem no campeonato dos funcionários da USP devido a mudanças nas regras
Novos times surgem no campeonato dos funcionários da USP devido a mudanças nas regras (foto: Rafael Benaque)

Este ano, o campeonato organizado pela Liga Atlética dos Funcionários da USP (Lafusp) apresenta mudanças em seu regulamento para enfrentar a perda de participantes ao longo dos anos. “No passado, tínhamos primeira e segunda divisão, cada uma com quase 16 times. Hoje temos 12 em um único campeonato. Diminuiu o número de funcionários trabalhando dentro da própria universidade e todos têm suas famílias e compromissos. O regulamento engessava os jogos”, disse o presidente da atual gestão da Liga, Marcos Ferraz, também funcionário na USP e que coordenou as alterações.

As mudanças permitiram maior ingresso de ex-jogadores de categorias profissionais, aumentando o nível técnico do campeonato, que pretende participar no futuro de categorias amadoras municipais e estaduais.

Até o ano passado, cada associação podia chamar apenas quatro jogadores de fora dela (chamados “estrangeiros”) a fim de compor seus times. Hoje, o número está liberado e dessa forma unidades que não tinham adesão interna conseguem participar pela primeira vez.

Um dos recém chegados, o ASHC (da goleada de 6X0 contra o IME) já tem o atacante Diego disputando a artilharia e está entre os favoritos, como FFLCH e Reitoria com tradição no campeonato. Os jogos, que acontecem todos os sábados no Cepê, reúnem curiosos e familiares e vão para a quarta rodada com os três melhores de cada chave indo para as semifinais.