Casamento gay enfrenta barreiras culturais

No país da maior Parada Gay do mundo, um dos obstáculos para a lei que regulamenta a união entre pessoas de mesmo sexo é a opinião pública. Para Maria Berenice Dias, advogada especializada em direitos homossexuais, a força da religião no Brasil é decisiva. “Não entendo essa idéia tão sacrimonialista criada em torno do casamento homossexual”, comenta. “Hoje, o casamento não tem mais função procriativa e, além disso, casais de mesmo sexo podem ter filhos também”.

Na mesma linha, James Green, professor da Brown University e especialista em homocultura no Brasil, ressalta que alguns grupos ainda veem essa união como “pecado ou algo imoral”. “A Igreja Católica e os evangélicos fundamentalistas ainda mantêm influência ideológica forte e são obstáculos objetivos para uma mudança na legislação brasileira”. Entretanto, ele acredita que o cenário é de mudança. “A sociedade brasileira hoje é totalmente capaz de aceitar o casamento homossexual”.

Horácio Costa, coordenador do Programa de Estudos da Diversidade (Homo)Sexual da USP, vê a situação de outra forma. “O Brasil é um país dominantemente hipócrita”, diz. Por isso o assunto não foi discutido como deveria. Porém, afirma que o surgimento de núcleos de pesquisa na área indica o aumento desse debate. Para Maria Berenice Dias, a razão dessa mudança é a visibilidade e articulação da causa homossexual, que tem derrubado preconceitos.