Coordenador da Coseas recusa-se a falar sobre bandejão da Física

Procurado para prestar informações sobre o restaurante da Física, cuja administração é sua responsabilidade, o coordenador da Coseas Waldyr Jorge recusou-se a comentar quaisquer aspectos envolvendo o assunto. A resposta ao pedido de entrevista veio através de sua secretária, que decretou a seguinte sentença: “o coordenador Waldyr disse que não tem nada a declarar sobre o restaurante da Física”, para logo em seguida completar que “pelo menos, não neste momento”.

O objetivo da entrevista com o coordenador Waldyr Jorge era esclarecer o recente fechamento do restaurante da Física no jantar, já que a Coseas deixou de comunicar aos usuários o porquê da interrupção das refeições. Alunos, funcionários e docentes pedem uma explicação para o repentino fechamento.

O que diz a lei

Ao assumir um cargo administrativo, um funcionário público sabe que é interesse da comunidade a propagação da informação. Na USP, não é diferente. O JC pauta-se pelo inciso do artigo 5º da Constituição Federal, que assegura que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

A menos que as informações sobre o restaurante da Física sejam imprescindíveis à segurança da sociedade, o coordenador da Coseas deve oferecer notícias sobre o fechamento do bandejao no período noturno, já que parte da comunidade da USP utilizava o restaurante para a refeição.