Unificação facilitará empréstimo em todas as bibliotecas da USP

A partir de fevereiro de 2011, alunos, professores e funcionários poderão emprestar livros em qualquer biblioteca da universidade, independentemente da unidade em que estudam ou trabalham, utilizando apenas a carteirinha da USP. Por meio da Portaria GR-4.830, foi instituído, no início do mês, o empréstimo unificado entre as 43 bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). Com isso, o usuário não precisará mais preencher um formulário na biblioteca da sua unidade para emprestar o livro em outra.

Atualmente, o empréstimo unificado já é realizado na Educação, EEFE, ECA, Física, Medicina e Oceanografia. Entretanto, ele ainda não funciona em toda a USP porque em muitas unidades, como a Poli e a FEA, aguarda-se o início do próximo ano para se aplicar o sistema plenamente. Há também casos de bibliotecas, como a do IME, que ainda não possuem computadores ou caneta ótica, necessários para a digitalização do serviço de empréstimo. O pedido dos equipamentos já foi feito, mas não há previsão de entrega. Questionada sobre a viabilidade do prazo, Mariza Leal de Meirelles Do Coutto, diretora técnica de Divisão do SIBi, afirmou: “estamos realizando todos os esforços para que consigamos cumpri-lo”.

O novo sistema também prevê a unificação entre as bibliotecas de outros campi, incluindo os do interior. Paula Almeida Moraes, da Biblioteca Central da USP de Ribeirão Preto, disse que isso facilitará o empréstimo nas férias, pois alunos que não moram na cidade em que estudam poderão pegar livros nas unidades mais próximas de suas residências, sem precisar de autorização prévia da biblioteca de onde estuda.