A substituição de tíquetes pelo crédito nos cartões USP para uso nos bandejões, apesar de estar previsto inicialmente para maio, ainda não foi feita. A infra-estrutura necessária já foi adquirida; no restaurante central, a identificação de usuários nas catracas já existe. O sistema já foi desenvolvido pelo departamento de informática da reitoria e já é usado em outros campi há dois anos. Porém, segundo a Coseas, o que atrasou o andamento do projeto foi a greve dos funcionários do começo do ano.
O novo sistema
O usuário poderá recarregar o cartão em caixas únicos e verificar o seu saldo pelo site da diretoria de informática. A recarga do cartão será feita no atual posto de venda dos tíquetes. Para que o sistema seja implantado, testes estão sendo realizados. Haverá um período de adaptação de seis meses, em que coexistirão tíquetes e cartões.
Segundo Maria Aparecida de Oliveira, diretora da Divisão de Alimentação e Nutrição da Coseas, a infraestrutura necessária, como rede de informática, equipamentos e layout do site já foram providenciados. O coordenador da Coseas, Waldyr Antonio Jorge, designou uma comissão para a implantação desse projeto, que definirá as atribuições de cada área envolvida. O coordenador também determinou um novo prazo de 60 dias para viabilizar o serviço. Porém ele não estipulou uma data de início do mesmo.
Outros campi
Desde 2008, aproximadamente 1500 usuários já usam o sistema na Esalq, campus pioneiro no serviço. A partir de relatórios, há um maior controle dos usuários do restaurante. Segundo Sônia Fiore, diretora da divisão de atendimento à comunidade da Esalq, o campus buscava um sistema mais transparente e um controle mais eficiente. O sistema informa sobre professores aposentados e ex-alunos, que antes continuavam a usar os restaurantes, e barra o acesso desses. Segundo Fiore, o maior problema foi que os usuários não tinham o hábito de trazer a carteirinha, que é indispensável com esse novo sistema.