São Carlos oferece aulas de programação

Graduandos do ICMC criam curso para ensinar fundamentos de programação e incentivar o interesse na área

Por Luiza Leal

Não há pré-requisitos para se inscrever no curso Codifique, que ensina programação básica para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. O projeto é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, onde são realizadas as aulas. Os professores são alunos do curso de Bacharelado em Ciências da Computação do ICMC/USP.

“A ideia do curso nasceu dentro do PET-Computação há cerca de dois anos, com o intuito de divulgar a computação, e preparar alunos para a Olimpíada Brasileira de Informática”, explica Moacir Ponti Junior, professor do curso Codifique e tutor do grupo PET-Comunicação. Além de terem contato com os fundamentos de linguagens de programação, como linguagem C e JavaScript, os alunos aprendem algumas noções de lógica e resolução de problemas, sempre associadas a temas de seu interesse, como jogos. “Espera-se também que o aluno tenha conhecido melhor sobre a área de computação e possa assim criar interesse para seguir nessa área”, comenta Bruno Orlandi, coordenador do projeto em questão.

Alunos e professores do Codifique durante apresentação dos projetos finais (Foto: Verônica Vannini)

A primeira turma formou 23 estudantes, todos do ensino público, em dezembro do ano passado. Na sua segunda edição, que começou no último dia 12 de abril e terá duração de 10 semanas, inscreveram-se 40 estudantes – aproximadamente metade de escolas públicas e metade de escolas particulares.

Para Bruno, isso é apenas o começo. “Esperamos contar com maior apoio da universidade e termos mais alunos interessados em contribuir com o projeto. Assim poderemos abrir mais turmas e atender um público maior.” De acordo com a demanda, o PET-Computação pretende ampliar o projeto e criar uma turma avançada e mais duas turmas básicas.

Convencido da grande demanda da sociedade atual por profissionais de computação, o professor Moacir aponta o estudo de programação para crianças e adolescentes como uma tendência global que atrai investimentos de pessoas e instituições importantes. “Essa iniciativa é apoiada por empresas, profissionais e líderes de renome mundial, como as empresas Google, Twitter, Facebook e Microsoft, os empresários Bill Gates e Jack Dorsey, o presidente Barack Obama e até mesmos artistas como Will.I.Am, Ashton Kutcher e Shakira.” As inscrições para a próxima turma ainda não têm data definida, mas estão previstas para terem início entre julho e agosto de 2014.

(Clique para ampliar)