Mostra propõe reflexão sobre sustentabilidade

“Somente o Necessário”, do MAC, cria narrativa sobre o descarte e reuso da madeira

(Foto: Beatriz Arruda)

Por Beatriz Arruda

Paredes brancas, sala retangular. Três cadeiras, um cabideiro e uma mesa. Cinco fotografias e o mesmo número de quadros em relevo. Essa é a visão geral que se tem da instalação “Somente o Necessário”, que está localizada no terceiro andar do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). A princípio, pode não ser tão fácil entender a relação das 15 peças muito além de seu material comum, a madeira. Mas a proposta de Marcelo Zocchio, responsável pelo trabalho, é bem mais ampla. “Somente o Necessário” cria uma narrativa sobre o descarte e reuso da matéria prima e faz refletir sobre a sustentabilidade no mundo atual.

A exposição é composta, na verdade, de cinco partes, cada uma com três elementos: fotografia, objeto e quadro. Enquanto a imagem retrata a madeira utilizada para a criação do móvel, o quadro em relevo é feito com as sobras deste trabalho. O artista, que se aproximou da marcenaria por gostar de construir objetos com as próprias mãos, se desafiou a explorar a economia do material, ou seja, gastar a menor quantidade de recursos possível para a construção de um objeto.

Há alguns anos, Marcelo recolhe, nas ruas, madeira descartada de boa qualidade para transformá-la em algo útil. E foi desse mesmo modo que conseguiu o material para sua obra. Depois disso, selecionou as madeiras especialmente para cada móvel, se atentando ao tamanho e quantidade necessária para aproveitamento máximo. No fim, nada foi desperdiçado e tudo se tornou arte. Com as sobras, o artista produziu quadros tridimensionais que reproduzem a silhueta dos móveis e se integram ao restante das peças.

Esta, inclusive, não é a primeira vez que Zocchio une marcenaria, reciclagem e uso consciente. Na exposição “Segunda Mão”, de 2011, o artista utilizou o mesmo conceito de reaproveitamento da madeira e transformação em objeto útil, evidenciando a “vida” do material anterior ao descarte e após ser renovado. Para Marcelo, o debate acerca da sustentabilidade é vital no momento atual em que vivemos, já que o uso indiscriminado de recursos limitados da natureza podem resultar em sua escassez. Além disso, é primordial que a sociedade pense no planeta e nos efeitos que as ações humanas podem gerar nele. A arte foi o modo que encontrou para disseminar a discussão.

A união de diferentes tipos de madeira nos móveis – que tem marcas, origens e histórias distintas -, compõem o belo fora do padrão na mostra. Diferente também é a relação do visitante com a obra. Uma cadeira só para ser olhada? Nada disso. Todos são convidados a utilizar os objetos da maneira que achar adequada: sentar, apoiar o pé, pendurar mochilas, bolsas, casacos ou blusas. Explorar e sentir também fazem parte da experiência.

Serviço – Com curadoria de Helouise Costa, a instalação “Somente o Necessário” fica exposta até o dia 26 de novembro de 2017, no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo, em frente ao Parque do Ibirapuera. O horário de funcionamento é de terça-feira, das 10h às 21h, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h.